Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário discute práticas inovadoras sustentáveis no setor público

Notícias

Seminário discute práticas inovadoras sustentáveis no setor público

Banner do Seminário

Banner do Seminário

O desenvolvimento sustentável é uma questão mundial que precisa ser enfrentada, mas ainda é incipiente na administração pública brasileira. O poder público edita leis e propõe políticas como destinatário das próprias leis e políticas, portanto precisa criar condições para a incorporação de uma cultura de sustentabilidade. A educação tem papel fundamental nesta mudança de cultura.

A Esaf, enquanto Escola de Governo, preocupa-se em sensibilizar, capacitar e aplicar internamente a lei. Neste sentido, com o apoio da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa/MF) e a Agência Alemã - GIZ, o II Diálogo Finanças e Meio Ambiente promoverá o Seminário Internacional de Compras Sustentáveis e Eficiência Energética.

Essa iniciativa contribui para que a Escola cumpra sua função social e favoreça integração com os órgãos de vanguarda como Superior Tribunal de Justiça - STJ, o Tribunal de Contas da União - TCU, Ministério do Meio Ambiente – MMA e Advocacia-Geral da União, parceiros na realização do evento.

Além de colaborar com o Ministério da Fazenda na implementação das ações voltadas à sustentabilidade, a Esaf faz a sua parte em atendimento aos órgãos de controle, cada vez mais atentos e ampliando os instrumentos de acompanhamento do desempenho dos órgãos jurisdicionados.

“São características importantes para uma escola, a assertividade, a inovação e a sensibilidade para as demandas sociais, afinal escolas são tipicamente formadoras de opinião. O mundo se modifica quando as pessoas se modificam. E a educação é um dos principais fatores de modificação do ser humano”, afirma a diretora do Centro de Treinamento da Esaf no Paraná, Fabiane Bessa, coordenadora do Seminário, referindo-se ao protagonismo da Escola na realização do Seminário.

Essa é a segunda edição do Seminário. A primeira ocorreu em 2013 e teve três principais temas - contratações sustentáveis, eficiência energética em edifícios públicos e planos de logística sustentável.

Desta vez, as práticas inovadoras sustentáveis no setor público serão debatidas entre servidores públicos de todas as esferas e dos Três Poderes. Empresas de geração e distribuição de energia elétrica são público-alvo do Seminário, pois, para que as contratações sustentáveis ocorram é necessário um mercado preparado para participar das licitações. Da mesma forma, são bem-vindas as empresas de contratação de serviços terceirizados para que capacitem seus colaboradores que atuam na limpeza e conservação.

Serviço:

II Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis
Data: 13 e 14 de setembro/2017
Horário: de 8h30 às 18h
Local: Salão Nobre I – Esaf/Sede – Brasília/DF
Vagas: 120
Inscrições gratuitas: até 4 de setembro
Programação do seminário e forma de inscrição: link para nova página.