Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Orçamentária encerra atividades em 2016

Notícias

Semana Orçamentária encerra atividades em 2016

“É muito prazeroso apoiar a capacitação dos servidores federais e estaduais para que eles sejam cada vez melhores no atendimento à sociedade”. Este é o sentimento de um dos coordenadores, Antônio Carlos de Santana, sobre a Semana Orçamentária, o maior evento da Esaf, realizado em várias etapas, em algumas capitais brasileiras.

O coordenador Paulo Simas compartilha da mesma opinião. Segundo ele, a Semana Orçamentária preenche seus dias de trabalho durante todo o ano. “Vai desde o edital, passando por inscrição, seleção, contratações, pagamentos, certificações, enfim, uma dinâmica que não para nunca e está longe de ser rotineira, sempre há novidades”, destaca Paulo que considera a Semana como um alinhamento de conhecimento entre servidores públicos.

Todo esse dinamismo pode ser conferido nos corredores da Esaf em Brasília. Durante esta semana, circularam mais de 500 alunos, 47 instrutores, distribuídos em 16 salas de aula, seis laboratórios, cinco auditórios. Sem falar que o alojamento com 288 acomodações fica lotado.


Muito mais que instruir

Durante esta 13ª edição da Semana Orçamentária foram oferecidas 95 oficinas que somaram 635 horas/aula. “Um espaço de docência, voltado à prática aliada à teoria”, segundo o instrutor Jackson Figueiredo Junior. Aluno da Semana Orçamentária de 2008, Jackson é procurador-chefe da Fundação de Apoio à Pesquisa do Governo do Distrito Federal e tornou-se instrutor em 2010. De lá para cá passou por diversos temas dentro da disciplina licitação, sendo Temas Avançados em Licitação sua aula predileta por propiciar o debate mais profundo. “Aqui na Esaf pratica-se a aprendizagem e não a ‘ensinagem’. Assim, há troca de experiências entre aluno e professor”, destaca Jackson.

A instrutora Andrea Ache participa há quatro anos da Semana Orçamentária. Ela é coordenadora de normas do Departamento de Logística do Ministério do Planejamento e destaca sua maior motivação como sendo os próprios alunos que acabam aprimorando seu trabalho no dia-a-dia. “Estou aqui de coração e sou grata pela oportunidade”, comenta a instrutora.


Alunos Destaque

Todos os anos, a Semana Orçamentária reconhece alguns alunos por sua dedicação e interesse em sala de aula. A indicação é feita pelos próprios instrutores. Este ano, 12 participantes foram destaque. O primeiro colocado veio do Rio de Janeiro por conta própria. Ele é professor civil do Comando da Aeronáutica, onde leciona geografia para os ensinos fundamental e médio no Colégio Brigadeiro Newton Braga, no Galeão. André Gomes da Conceição também é aluno de pós-graduação do curso de Políticas Públicas da Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj. Ele descobriu a Esaf e, consequentemente, a Semana Orçamentária como objeto de pesquisa, e julga que foi reconhecido como aluno destaque por ter “sugado” conhecimento das oficinas.

Os alunos destaque desta edição, em ordem de classificação, são:
1º André Gomes da Conceição – Comaer/RJ
2º Antônio Airton Palladino – Instituto Federal de São Paulo
3º José Maria Magalhães Dias – Ministério da Agricultura
4º Leonardo Braga Silveira – Ministério Público Federal
5º Maria Raimunda Alves dos Santos – Incra/DF
6º Adriana Maria Freitas Osterno – Incra/CE
7º Annie Muzzi Borges – Incra/MT
8º Gerson Luiz Sento Sé de Almeida – UFRJ
9º Hélio Mário Alves de Araújo – Anvisa/DF
10º Sandro de Almeida Rêgo – Esaf/DF
11º Eudes Eduardo de Oliveira Lucena – TST
12º Ludmila Piol Carrara – Incra/ES

A todos os participantes, instrutores, colaboradores e coordenadores, parabéns e até 2017!