Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Contábil para estados e municípios acontece essa semana em Brasília

Notícias

Semana Contábil para estados e municípios acontece essa semana em Brasília

Crédito: Daniel Nek / Esaf Turma em sala da Semana Contábil para estados e municípios acontece essa semana em Brasília

Turma em sala da Semana Contábil para estados e municípios acontece essa semana em Brasília

Na semana em que se comemora o Dia da Contabilidade e Dia dos Profissionais Contábeis, a Esaf recebe a IX Secofem – Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios e o V EGP-Brasília – Encontro dos Gestores Públicos. O evento é fruto da parceria entre a Secretaria do Tesouro Nacional - STN e o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, firmada com o Acordo de Cooperação Técnica, assinado em abril de 2015.

O V EGP tem o objetivo de capacitar os gestores públicos no que se refere a Lei de Responsabilidade Fiscal, o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Aos participantes da IX SECOFEM é oferecida a oportunidade de acompanhar esse debate direcionado aos gestores públicos. Várias áreas do Tesouro participaram, assim como Tribunal de Contas da União – TCU, Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF e Secretaria da Fazenda do Distrito Federal – Sefaz/DF.

De 25 a 28 de abril estão sendo oferecidos 23 módulos diferentes, com o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito estadual e municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

O público é integrado pelos servidores e/ou gestores públicos dos estados, municípios e Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e Responsabilidade Fiscal, bem como profissionais que lidam com contabilidade aplicada ao setor público.

Falam os participantes
Ricardo Jacobina Bezerra é da Secretaria de Fazenda de Roraima e vem pela primeira vez ao Secofem, apesar de já ter participado de muitos outros treinamentos nas áreas de sistemas de planejamento, contabilidade e finanças. “O retorno do grupo aqui é positivo, as oficinas são bem focadas em relação às demandas da STN para os entes federativos”, afirmou Bezerra. E faz também uma sugestão de melhoria, que seria do treinamento deter-se mais nas particularidades dos estados e municípios, especialmente quanto à nova matriz de saldos, que prevê a mesma linguagem contábil do balancete mensal do “ente” com o Siconfi*.
O município de Querência, de Mato Grosso, está representado pela servidora pública da Câmara Municipal, Gardênia Neri. Ela já participou de outras edições da Secofem e destaca, nesta etapa, a organização, o conhecimento dos palestrantes e o ambiente da Esaf.


(*)O Siconfi foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com o Serpro, com o objetivo de torna-lo o mais importante canal de intercâmbio de informações fiscais, contábeis e financeiras entre a União e os demais entes da Federação.