Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Salvador sedia Semana Orçamentária

Notícias

Salvador sedia Semana Orçamentária

Está sendo realizada no Centro Regional de Treinamento da Esaf em Salvador, na semana de 07 a 11 de novembro, a XIII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. O evento tem como público-alvo servidores e gestores públicos federais usuários dos principais sistemas corporativos do Governo Federal, que atuam em rotinas de planejamento, administração orçamentária e financeira, bem como em processos de compras de mercadorias e contratação de serviços, controle interno, controle externo e auditoria.


A programação de oficinas da Semana tem por objetivo atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública Federal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos, além de propiciar o desenvolvimento de competências dos servidores e gestores públicos federais envolvidos com as atividades inerentes ao ciclo de gestão de recursos públicos.


Na abertura, esteve presente o diretor substituto da Esaf na Bahia, Luciano Pinheiro Costa, que além de dar as boas-vindas aos participantes, cumprimentou os membros da mesa e agradeceu aos órgãos parceiros e patrocinadores. Em seu discurso, enfatizou o cenário extremamente desafiador para o setor público no país em consequência da queda na arrecadação, do déficit na previdência e aumento das demandas sociais, fatores que reforçam a responsabilidade e compromisso dos presentes em conduzir o Estado de forma muito mais austera e eficiente. Destacou a necessidade de repensar a forma como é elaborado e executado o orçamento público em face de um cenário pautado pelo ajuste fiscal e escassez de recursos e esclareceu que será impreterível pautar a ação estatal por duas expressões-chave: governança e accountability. Por fim fez referência à importância da gestão de riscos para os processos de trabalho e cadeia de valor das organizações, bem como convidou a todos para refletir sobre o papel dos agentes públicos e o foco na gestão por resultados.

A etapa de Salvador contou com o apoio da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda – SAMF/BA, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro e Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado da Bahia – PGFN/BA, além do patrocínio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Banco do Brasil. Estiveram presentes na mesa e palestras da abertura representantes das habituais instituições parceiras: Bárbara Viana, da STN, Luiz Aires Cerqueira, da SOF, Adilmar Gregorini, Chefe da CGU na Bahia e Maria Aparecida Bogado, do Sebrae.

A etapa de Salvador registra 336 participantes e uma oferta de mais de cem oficinas.