Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Modernização do Ministério da Fazenda comemora cinco anos

Notícias

Programa de Modernização do Ministério da Fazenda comemora cinco anos

O Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda – PMIMF comemorou cinco anos de existência em cerimônia realizada ontem, 7/12, na Escola de Administração Fazendária – Esaf com a presença de autoridades e servidores do Ministério e de diversas instituições públicas.

O PMIMF consiste em um conjunto de ações, estruturadas ano a ano, voltadas à construção de soluções coletivas e desafios gerenciais comuns a diversos órgãos da estrutura do Ministério, à modernização da gestão e à busca por maior eficiência e eficácia das ações do Ministério da Fazenda no exercício de suas funções regimentais, sempre em prol da sociedade.

O secretário executivo do MF, Eduardo Refinetti Guardia, parabenizou o trabalho de todas as pessoas envolvidas no Programa, que tem ações voltadas para eficiência, transparência e melhoria da qualidade do serviço. Guardia destacou a forma “integrada” - palavra constante da sigla PMIMF - de se fazer o planejamento estratégico, que contempla a participação de todos os níveis da hierarquia, possibilita a comunicação eficiente sobre os direcionadores estratégicos e garante o apoio da alta direção que aposta na mudança de rotina para a geração de resultados positivos.

Guardia aponta três vantagens do PMIMF: o foco, a inclusão e a cooperação. E como desafio, tendo o planejamento estratégico como elemento central na dotação do orçamento, o monitoramento das áreas mais eficientes para alocação de mais recursos nas que mais se destacarem.

A diretora-geral substituta da Esaf, Laura Rabelo, reconhece os desafios, sendo a maioria deles transformador do maior capital das organizações, as pessoas. “Colaboradores motivados, comprometidos, orientados por uma mesma visão de futuro e recompensados. Por outro lado, os líderes que se ocupam não só em gerar resultados, mas em inspirar e transformar as pessoas, perceber e compartilhar sonhos que transformem a organização e a história das pessoas”, destacou Laura Rabelo.

A subsecretária de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do MF, Juliêta Verleun, apresentou os resultados do PMIMF nesses cinco anos de existência. Ela destaca o trabalho de “autoconhecimento” da instituição para medir resultados por meio do mapeamento de processos, e, assim, caminhar sempre na direção da eficiência, com a melhor administração das ações, transparência, eficiência na alocação de recursos, tendo como foco o resultado, “a prestação de contas ao contribuinte”, ressaltou Juliêta.


Reconhecimento aos líderes de projetos

Foram homenageados líderes de 15 projetos estratégicos corporativos concluídos. Cada um recebeu certificado e placa de reconhecimento entregues pela subsecretária Juliêta e pelo coordenador-geral de Análise de Políticas de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas, Regis Kakinohana.

A seguir, os projetos e os líderes reconhecidos:

Projeto: Ampliação do Escopo de Atuação do Programa Nacional de Educação Fiscal
Líderes: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci, Ana Karoline Leite Crispim e Eider José de Lima

Projeto: Aperfeiçoamento da Política de Garantia de Preços Mínimos
Líder: Mônica Avelar Antunes Neto

Projeto: Aperfeiçoamento do Novo Siafi
Líderes: Renato Pontes Dias e Tiago Maranhão Barreto Pereira

Projeto: Aperfeiçoamento do Processo de Gestão de Informações Fiscais
Líderes: Thiago de Castro Sousa, Fabrícia Oliveira e Leandro Souto

Projeto: Aprimoramento do SAJ
Líderes: Daniel Azeredo Alvarenga e Tatiana Irber

Projeto: Consolidação do e-Processo – Processo Administrativo Digital
Líderes: João Paulo Martins da Silva e Denis Coutinho Aguiar

Projeto: Consolidação do Modelo de Gestão de Ativos do Fundo Soberano do Brasil
Líder: Daniel de Araújo Borges

Projeto: Consolidação do Sistema de Informação de Custo do Governo Federal
Líderes: Eder Souza Vogado e Wellyngton Fábio Lima da Rocha

Projeto: Estruturação da Rede de Inovação
Líderes: Fernando Nascimento Barbosa e Elisângela Carvalho da Silva

Projeto: Expansão do Programa Tesouro Direto
Líderes: André Proite, David Rebelo Athayde e Paulo Marques

Projeto: FATCA – Foreing Account Tax Compliance Act
Líderes: Nemer Bosco Damous e Vinicius Fabri Brenck

Projeto: Macroprocesso de Análise de Interesse Público no MF
Líderes: Andrea Macera e Regina Chacur

Projeto: Metodologias para Análise da Viabilidade Econômica e Financeira de Concessões
Líderes: Orlando Amantéa Neto e Francisco Mendes de Alencar Filho

Projeto: Padronização da Elaboração de Estudos e Análise de Mercado
Líder: Ricardo Kalill Moraes

Projeto: Programa de Fortalecimento da Atuação Internacional do MF
Líder: Eduardo Salloum

 
Liderança para o Desenvolvimento

O diretor da Amana Key, Oscar Motomura, fez palestra sobre o tema “Liderança para o Desenvolvimento”, quando abordou as equações cada vez mais complexas que se estabelecem para as organizações públicas e privadas, a necessidade de mudanças culturais e de reinventar o que existe. Afirmou que as tecnologias hoje disponíveis são favoráveis à participação direta, em cenário onde cidadãos ativos estão sendo chamados para redesenhar a própria democracia.

Também deu ênfase ao resgate da ética, entendida como a escolha pelo bem comum como contraponto ao egoísmo, para que o desenvolvimento aconteça.

O encerramento do evento foi feito por Jorge Rachid, secretário da Receita Federal do Brasil, que parabenizou os líderes e todas as equipes que constroem o PMIMF, estabelecendo diretrizes claras e objetivas para que a soma dos resultados do Ministério da Fazenda sejam maiores que os de cada área isoladamente, com foco na sociedade.

“O PMIMF é um avanço, porque compartilha soluções e boas práticas, uma ferramenta de mudança cultural da administração fazendária. Nos cinco próximos anos daremos continuidade a esse trabalho, sempre tendo em vista a missão do Ministério da Fazenda, de formular políticas econômicas para o desenvolvimento sustentável, com justiça fiscal e equilíbrio das contas públicas”, finalizou Rachid.

Mais informações sobre o PMIMF podem ser obtidas no site do Ministério da Fazenda.