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Participação da Esaf/Pará no X Congresso Consad de Gestão Pública

Participantes do Consad

Participantes do Consad

Aconteceu em Brasília, de 05 a 07/07, o X Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) sobre Gestão Pública, com o objetivo de troca de experiências e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

O Congresso, que é o maior evento de Gestão Pública na América Latina, contou com 1.891 participantes. Foram debatidos temas como compras públicas, governança, inovação institucional, gestão de pessoas, gestão de resultados, monitoramento e avaliação em painéis e sessões plenárias, com a presença gestores nacionais e internacionais.

A Diretora do Centro Regional de Treinamento da Esaf no Pará – Centresaf/PA, Altair de Fátima Sampaio, participou como painelista do evento, apresentando, juntamente com a representante da Escola de Governança do Pará, Vera Fidalgo, a experiência do Comitê de Trabalho das Escolas de Governo no Estado do Pará – Cotegep, do qual o Centresaf faz parte. O Comitê, criado em fevereiro de 2016, tem como missão “Compartilhar e desenvolver perspectivas, ideias e soluções sobre a gestão de ações educacionais para o aperfeiçoamento da administração pública e a promoção da cidadania no Estado do Pará. ”

Segundo Altair Sampaio, o Comitê conta atualmente com a participação de 16 instituições educacionais, dos níveis federal, estadual e municipal e dos três poderes. Apesar da diversidade de sua composição, o Comitê tem apresentado resultados promissores, cumprindo o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as oportunidades de capacitação dos servidores públicos no Estado do Pará, o que é muito animador considerando o atual período de restrições orçamentárias enfrentado pelas organizações públicas brasileiras.

Na abertura do X Congresso Consad, Maria de Fátima Cartaxo, diretora do Instituto Brasiliense de Direito Público, que também já foi dirigente da Esaf, falou da importância da participação das Escolas de Governo no evento, destacando que inovação não significa comprar novos computadores, mas transformar a prática e, para isso, as pessoas devem ser qualificadas e estimuladas a inovar.