Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituições mineiras se articulam no combate à corrupção

Notícias

Instituições mineiras se articulam no combate à corrupção

No dia 06/07/2017, a Esaf/Minas Gerais sediou encontro da  Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG).

Trata-se de uma articulação de órgãos federais e estaduais destinada a aprimorar a fiscalização da gestão pública e a detecção e o combate à corrupção.

Estiveram presentes no encontro dirigentes e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG), Advocacia-Geral da União (AGU), Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Fazenda, além da Esaf/MG.

No encontro foram divulgadas as ações do Grupo de Trabalho sobre Transparência e, a partir de sua experiência bem-sucedida, decidiu-se por avançar em duas novas frentes:  o desenvolvimento de um programa de capacitação contínua visando intensificar a sinergia e as ações conjuntas entre os órgãos integrantes da Arcco/MG e  a elaboração de um programa de fortalecimento dos órgãos de controle interno nos municípios de Minas Gerais.

Ao final da reunião também foram discutidas medidas para fortalecer a estrutura organizacional da Arcco/MG e a sua articulação com outras redes de controle em âmbito nacional.

Criada oficialmente em 2015, a Arcco/MG tem avançado significativamente na articulação de suas ações voltadas para o fortalecimento da Administração Pública e a prevenção e o combate à corrupção.