Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hoje é dia do Encontro sobre normas de encerramento do exercício de 2016

Notícias

Hoje é dia do Encontro sobre normas de encerramento do exercício de 2016

Servidores das áreas setoriais contábeis dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário participam no dia de hoje (23/11) do Encontro sobre Normas de Encerramento do Exercício de 2016 e Abertura do Exercício de 2017.

O Encontro tem o objetivo de mostrar as orientações traçadas pelo Órgão Central de Contabilidade sobre um conjunto de ajustes contábeis que se fazem necessários ao processo de encerramento do exercício e, consequentemente, elaboração dos demonstrativos contábeis que culminam com o Balanço Geral da União. O processo trata simultaneamente da preparação para a abertura do exercício seguinte.

O evento está sendo realizado na Esaf/Sede, com quase 500 participantes.

Na abertura do Encontro, as autoridades presentes destacaram a importância das demonstrações contábeis e financeiras como forma de comunicação do governo federal com os órgãos de controle e sociedade. Também manifestaram-se satisfeitos com a resposta dos órgãos que enviaram seus representantes, resultando em um auditório lotado e transmissão tanto para outro ambiente da Esaf, bem como via internet para todos os interessados que não puderam estar presentes.

Veja o conteúdo programático que está sendo trabalhado ao longo do dia:

  • Auditoria Financeira das Demonstrações Contábeis
  • A importância das Notas Explicativas que compõem o BGU
  • Procedimentos para Encerramento e Abertura do Exercício
  • Informações para o Balanço Geral da União
  • Consultas Gerenciais para o BGU
  • Regularização de GRU.