Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf faz parceria com a Universidade número 1 no mundo para desenvolver gestores do setor público

Notícias

Esaf faz parceria com a Universidade número 1 no mundo para desenvolver gestores do setor público

Na última sexta-feira, 8/12, foi realizada a entrega de certificados aos participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial “Succeeding as a Supervisor”, realizado pela Esaf em parceria com a Universidade da Georgia/EUA no período de 4 a 8/12. Foram treinados 58 servidores, de 27 diferentes órgãos da administração pública federal.

O curso teve como objetivo preparar o servidor público como supervisor de pessoas, desenvolvendo habilidades próprias às suas responsabilidades, de modo a ser mais efetivo em suas funções.

A Universidade da Georgia – EUA está classificada em 1º lugar no mundo em Administração pública pelo The Center for World University Rank (CWUR) e Carl Vinson Institute, que é a unidade de serviços públicos da Universidade da Georgia, é o responsável por oferecer programas de desenvolvimento e capacitação customizados e específicos para gestores do setor público.

Na cerimônia, a diretora-geral adjunta da Esaf, Laura Rodrigues Rabelo, destacou que a Escola tem buscado parceiros estratégicos para realização de programas educacionais de alta qualidade, afirmou que esse foi o primeiro programa decorrente de uma nova parceria entre a Esaf e a Universidade da Georgia, e que estão em fase de planejamento e customização de novos programas para 2018 e 2019.

Professores especialistas
Os professores que ministraram o curso deixaram mensagens de apoio aos participantes e os incentivaram a utilizar as ferramentas e técnicas aprendidas durante a semana. Veja algumas das mensagens:

Steve Dempsey
“Vocês já trouxeram seus talentos. Sinto que vocês têm amor pelo seu país e ímpeto para torná-lo um lugar melhor para seus cidadãos. Vocês têm o poder para fazer a mudança, não importa quão pequena, não importa quão longo seja o processo. Problemas levam vários anos para se formar. Então também leva vários anos para que sejam solucionados. E a jornada, por mais longa que seja, começa com um singelo passo. Eu vi que muitos de vocês vão tomar esse primeiro passo na próxima segunda-feira”.

Walt McBride
“Vocês são líderes de programas públicos e exercitam essa liderança de forma pública. Na segunda-feira começarão a praticar o que aprendemos, as pessoas a sua volta vão perceber. Suas primeiras tentativas podem ser mal sucedidas. Apesar das dificuldades, não desistam. Os líderes não desistem fácil. Fazer as coisas do jeito certo é exaustivo. É difícil estar no campo e ser o técnico ao mesmo tempo. Usem a rede criada durante o curso para se apoiarem”.

Marci Campbell
“A vida é uma experiência de aprendizado. Leiam, conversem uns com os outros, façam cursos, sigam aprendendo sempre. Apoiem uns aos outros, continuem a fazer essa autorreflexão, sejam claros na definição da sua visão”.

Alunos avaliam o curso
Dois participantes do curso foram convidados a fazer um discurso na cerimônia para compartilhar o aprendizado da semana.

“Dentre os conhecimentos adquiridos, destaco três pontos que levamos para nossa vida como gestores. Primeiro, a liderança situacional. Não há uma maneira de liderar que seja absoluta. O bom líder deve saber identificar as melhores técnicas e atitudes a ser empregadas de acordo com a situação e o perfil do colega com o qual está lidando. Segundo, a importância do autoconhecimento. Ao olhar para nós mesmos, entendemos melhor nosso papel como líderes e os motivos pelos quais trilhamos nosso caminho de determinada forma. Por consequência, entendemos o valor de cultivar empatia, à medida que compreendemos que cada pessoa é resultado do seu conjunto de experiências e valores. Terceiro, valor da motivação. Temos que trabalhar junto com os servidores no intuito de ajudá-los a encontrar a motivação necessária para o desempenho de suas funções e estimulá-los a buscar sempre a melhoria e a inovação”.
João Paulo Borges

“A vida é fantástica...em dezembro surge um e-mail sobre o curso. Resolvi me inscrever... Já fiz vários cursos com conteúdo similar, mas esse foi marcante, pela forma como os professores colocaram o conteúdo. O que vimos foi uma semana densa. Dentre os ensinamentos reporto a questão de usar as histórias para entender os outros e usar as nossas histórias para nos entendermos. Sou grato à Esaf pela oportunidade de trocar experiências com líderes empolgados e envolvidos com o bem público, pessoas competentes. Espero que essa não seja uma cerimônia de término, mas um começo para tornar melhor o serviço que prestamos ao público. Estamos perto do recesso de final de ano e eu estou cheio de ideias. Aos 47 minutos do segundo tempo do jogo, vocês transformaram meu ano de 2017 e o dos colegas que trabalham comigo”.
Ricardo de Farias Santos

Veja a montagem de fotos feita pelas turmas e confira o clima que dominou o evento.