Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formação em finanças públicas e educação fiscal em Alagoas

Notícias

Formação em finanças públicas e educação fiscal em Alagoas

Cerca de 130 pessoas, representantes de 49 municípios do estado de Alagoas, participaram da Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal, promovida pela Esaf com a parceria da Secretaria de Finanças do Estado de Alagoas e a Associação de Municípios Alagoanos (AMA) nos dias 12 e 13 de junho.

Esta é a primeira etapa da formação de prefeitos em 2018, evento que tem o objetivo de fortalecer a gestão dos municípios, promovendo a aproximação com o governo federal. Foram parceiros na etapa Alagoas também a Secretaria do Tesouro Nacional - STN e a Secretaria de Previdência/MF.

Em atendimento aos temas indicados pelas prefeituras, houve palestra sobre o cenário fiscal brasileiro, proferida por Pedro Jucá Maciel, subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais/STN. Os desafios alagoanos e o planejamento fiscal do estado foram abordados pelo secretário de Finanças George Santoro. Assuntos como Contabilidade no setor público, regimes de Previdência, controle social como instrumento de cidadania também foram abordados nas palestras.

A gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal/Esaf, Lucia Luniére, apresentou o programa aos participantes. Glácia Tavares e Yuri Miranda falaram das ações de Educação Fiscal no estado de Alagoas.

Com várias edições nos anos anteriores, a formação em finanças públicas e educação fiscal tem permitido às administrações municipais – prefeitos, secretários de finanças e servidores públicos interagirem com os órgãos da esfera federal nos temas de abrangência e interesse local, o que permite novos patamares de eficiência nos serviços das prefeituras.