Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Facilitadores de Aprendizagem da Esaf desenvolvem competências para formar servidores fazendários

Notícias

Facilitadores de Aprendizagem da Esaf desenvolvem competências para formar servidores fazendários

Exibir carrossel de imagens Crédito: Daniel Nek / Esaf Turma de Facilitadores de Aprendizagem

Turma de Facilitadores de Aprendizagem

Há nove anos, Mara Ewbank é instrutora da Rede de Facilitadores de Aprendizagem Fazendária. Como professora de formação e atuante na iniciativa privada, ela fez parte da equipe que idealizou a Rede de Facilitadores e afirma que “hoje o curso tem novo formato em função da mudança do servidor, muito mais qualificado. A maioria dos alunos tem mestrado e doutorado e muitos com experiência”.

Mara Eubank - instrutora da Rede de Facilitadores de Aprendizagem FazendáriaPara a professora, a metodologia de ensino é diferente da educação acadêmica, é focada na educação corporativa, capacitando os 50 alunos desde a última segunda-feira, 3/4, a serem multiplicadores em atividades de ensino dentro de seus órgãos e no Ministério da Fazenda.

A Esaf também mudou. A Rede de Facilitadores começou para atendimento à Semana Orçamentária. Hoje a aprendizagem é aplicada à mediação dos conhecimentos técnicos-específicos, por competências no âmbito do Ministério da Fazenda e demais órgãos. O processo de seleção também é mais minucioso, composto por algumas fases que não só a inscrição online do candidato. “Cada um passa por avaliação do perfil profissiográfico, por meio da análise curricular e entrevista, análise da desenvoltura na condução de miniaulas na área de atuação em que se candidata e o Curso de Formação Didático-Pedagógica, ou a formação da Rede de Facilitadores”, explica Dênia de Oliveira, coordenadora do curso da Diretoria de Educação da Esaf.

Elza Muzi - analista de planejamento estratégico do SerproO curso ensina não só métodos e estratégias de ensino, como postura, linguagem etc, mas como montar um plano de aula e gerir o tempo, revela Elza Muzi, uma das alunas do curso. Elza é analista de planejamento estratégico do Serpro, e já era integrante da Rede de Facilitadores. Hoje ela é especialista em Liderança, Coaching e Relações Humanas.

Israel Augusto - servidor do GDFIsrael Augusto é um novo integrante na Rede de Facilitadores. Sua experiência didática vem da licenciatura em química. Está cercado pelo tema educação desde seu TCC, focado em educação. Ele é servidor do GDF, é business coaching, especializado em psicologia positiva. Na Rede também é especialista em Liderança, Coaching e Relações Humanas.

A formação é classificatória e segue até o dia 7 de abril na Esaf.