Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiência Avaliativa do Centresaf/CE é apresentada em seminário sobre práticas inovadoras em Escolas de Governo

Notícias

Experiência Avaliativa do Centresaf/CE é apresentada em seminário sobre práticas inovadoras em Escolas de Governo

Capa da apresentação

Capa da apresentação

No último dia 11, o Centro Regional da Esaf no Ceará - Centresaf/CE teve sua experiência avaliativa compartilhada em seminário da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará. De iniciativa do Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE) e sediado na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE), o evento que buscou socializar as melhores práticas desenvolvidas nas EGV do Estado.

Com o tema “Avaliação como estratégia: marcos e práticas do Centresaf/CE”, o case apresentado pelo pesquisador Brayam Rodrigues e pela diretora regional Margarida Souza, abordou a importância da avaliação para o crescimento do órgão e para a melhoria de suas práticas educacionais. Sob um enfoque enxadrista, a apresentação oral mostrou como Avaliação Institucional, Avaliação de TD&E e Avaliação Diagnóstica – respectivamente, identificadas como Rei, Dama e Peão, foram mobilizadas como peças estratégicas para um “xeque-mate” nos problemas e desafios enfrentados pelo órgão de 2015 a 2017.

Como marcos dessa experiência avaliativa foram apresentados três produtos: o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) do Centresaf/CE 2016-2017, fruto da primeira autoavaliação institucional do Centro Regional, realizada nos termos do Inep/MEC; o Relatório Gerencial do Evento Educacional – REGED, identificado como um dos relatórios pedagógicos mais complexos e completos das EGVs federais; e o Relatório de Identificação do Perfil de Turma – RIPT, reconhecidamente um importante instrumento de avaliação diagnóstica e subsidio para planificação instrucional.

Sucesso além de um Case
Hilária Barreto, coordenadora-geral da Rede e diretora executiva do IPC/TCE, destacou a importância da participação da Esaf no evento: “A Esaf tem uma história construída de sucessos e foi nesse intuito que convidamos Brayam e Margarida para compartilhar essas práticas inovadoras. Nós queremos conhecer melhor essas práticas educacionais, aproximar as organizações para trocarem essas experiências exitosas e o Centresaf/CE mostrou que pode contribuir para o crescimento das Escolas de governo do Estado”.

A apresentação  baseou-se no trabalho desenvolvido por Brayam no período em que assessorou o Centresaf/CE como Assistente de Coordenação Pedagógica, quando propôs e implementou importantes mudanças na gestão pedagógica e gerencial da unidade daquela regional. Todo esse trabalho está organizado de maneira sintética em publicação interna, intitulada “Balanço de Atuação da Coordenação Pedagógica do Centresaf/CE”, que aguarda editoração própria e será transformada em livro. Pesquisador da linha Avaliação e Gestão Educacional, Brayam continua evidenciando a experiência do Centresaf/CE em eventos e publicações científicas, com dois artigos completos para um congresso e um encontro internacionais, além de um capítulo em livro acadêmico que explora experiências inovadoras em educação, ambos previstos para este ano ainda.

Confira o material da apresentação.

registrado em: