Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estados e municípios participam da Semana Contábil e Fiscal

Notícias

Estados e municípios participam da Semana Contábil e Fiscal

Exibir carrossel de imagens Crédito: Ricardo Carneiro/ASCOM Esaf Autoridades durante mesa de abertura da Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios.

Autoridades durante mesa de abertura da Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios.

Foi aberta na manhã de hoje, na Esaf/Sede, o 9º Encontro de Gestores Públicos e a XIII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios.

O evento é promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN, Conselho Federal de Contabilidade - CFC, com apoio da Escola de Administração Fazendária – Esaf.

Estiveram presentes à mesa de abertura Adriano de Andrade, presidente do Conselho Regional de Contabilidade/DF, Luiz Mendes Jorge, o secretário-geral de Controle Externo do TCDF, Sandra Batista, vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, Gildenora Dantas Milhomem, subsecretária de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional (STN), Pedro Jucá Maciel, subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais da STN e Manuel Augusto Alves Silva, diretor-geral da Esaf.

Na condição de anfitrião do evento, o diretor-geral da Esaf destacou que este é o primeiro evento do ano na área contábil e orçamentária, e que a agenda de eventos do Tesouro Nacional já está incorporada à programação de cursos e seminários da Escola e do Ministério da Fazenda. Destacou a relevância dos temas para os municípios, estados e país, quando deu as boas-vindas aos participantes.

Pedro Jucá Maciel ressaltou que o evento tem o objetivo de intercambiar experiências, e que o orçamento público é fundamental para o funcionamento do governo com a participação democrática da sociedade – importante para tomada de decisões e busca da qualidade do gasto público.

Adriano de Andrade referenciou a evolução da contabilidade pública e o papel dos profissionais de contabilidade, caracterizando-os como atores sociais importantes, que se empenharam para o aprimoramento e desenvolvimento da área.

Gildenora Milhomem destacou as ações de parceria entre a STN e o CFC, referindo que o objetivo do evento é capacitar gestores públicos e servidores envolvidos com a contabilidade em temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, transferências voluntárias, pacto federativo, avanços e desafios dos estados brasileiros, qualidade das informações e responsabilidade fiscal nas relações federativas.

Lembrou também que o próximo Secofem será realizado de 2 a 6 de abril, em Recife, evento que já está com inscrições abertas aos interessados.

Luiz Mendes Jorge, do TCDF afirmou que o único recurso irrecuperável é o tempo, e que os participantes do evento possam concluir a semana constatando que o esforço "valeu a pena".

Sandra Batista, que representou o presidente do CFC, Zulmir Breda, destacou que a instituição representa 527 mil profissionais da contabilidade, e que a proposta de seminários favorece a atualização e integração dos profissionais.  “A convergência de normas é um processo irreversível, contínuo e necessário, e ao CFC cabe alavancar a profissão com a temática do setor público, bem como a união de esforços para soluções mais efetivas ao desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Sandra.

O Secofem está com 340 participantes inscritos e segue até a próxima sexta-feira, dia 9 de março.