Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf realiza XIII Semana Orçamentária em Brasília

Notícias

Esaf realiza XIII Semana Orçamentária em Brasília

 

Está sendo realizada na Esaf Sede, de 28/11 até a próxima sexta-feira (2/12), a XIII  Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. O evento tem como público-alvo servidores e gestores públicos federais usuários dos principais sistemas corporativos do Governo Federal (SIGPlan, SIDOR, SIAFI e SIASG), que atuem em rotinas de planejamento, administração orçamentária e financeira, bem como em processos de compras de mercadorias e contratação de serviços, controle interno, controle externo e auditoria.

As inscrições foram abertas também para servidores públicos estaduais que tenham interesse em conhecer os procedimentos de administração orçamentária e financeira e de compras da administração federal.

O objetivo da semana orçamentária é atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública Federal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos. Outro objetivo é propiciar maior capacitação dos servidores e gestores públicos federais, envolvidos com as atividades próprias do ciclo de gestão de recursos públicos.

Na solenidade de abertura, o diretor-geral da Esaf, Manuel Alves Silva, afirmou que o evento é um dos programas mais bem sucedidos da Escola, fato comprovado pelos 2.081 servidores públicos que participaram das edições de 2016. Ele destacou que o ciclo de despesa pública só acontece de fato pelas demonstrações contábeis e financeiras, cujo registro histórico é a forma de comunicação com a sociedade. “Quem trabalha nas pontas é que faz a máquina pública girar de forma estruturada”, disse Manuel Alves Silva, ao destacar a relevância do treinamento para os servidores públicos.

O coordenador-geral de Contabilidade da União na Secretaria do Tesouro Nacional, Renato Pontes, enfatizou o trabalho que vem sendo feito pelo Brasil para a convergência às normas de contabilidade internacionais. Sugeriu que as setoriais fiquem atentas à página da STN para acompanhar os eventos de 2017 e destacou a parceria com a Esaf nos eventos relativos à contabilidade pública.

Wilson Albuquerque, representante da diretoria de Governo do Banco do Brasil, falou da satisfação do BB em ser parceiro histórico da Semana Orçamentária. “Não podemos ficar longe da Esaf nesse empreendimento, especialmente em um ano que o país passa por ajustes fiscais. Desejo que a semana seja produtiva e uma oportunidade para encerrarmos bem 2016”, afirmou Albuquerque.

 Esta é a segunda edição da Semana Orçamentária de Brasília, com mais de 400 participantes e 97 oficinas em andamento.