Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf realiza na região norte o Encontro Município Transparente

Notícias

Esaf realiza na região norte o Encontro Município Transparente

Auditório em Manaus

Auditório em Manaus

O Centro Regional da Esaf no Pará realizou, no dia 06/02, por demanda da Controladoria-Geral da União no Pará e Amazonas, o “Encontro Município Transparente”, dentro do programa Brasil Transparente, que tem o objetivo de auxiliar Estados e Municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em Belém, a mesa de abertura foi composta por Fábio Santiago Braga, superintendente da CGU/Pará, Arildo da Silva Oliveira, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União/Pará e Marco Aurélio Antunes, superintendente regional adjunto da Receita Federal – 2ª Região. Atuaram como palestrantes Jefferson Medeiros, Lorena Pinho Morbach e Fábio Santiago Braga, todos servidores da CGU. Compareceram ao evento 178 pessoas, representando 48 municípios paraenses.

Amazonas
Em Manaus, a abertura do Encontro contou com apresentações de vídeos com o presidente da República e com o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim. O palestrante foi Marcelo Borges de Sousa, superintendente da Controladoria-Regional da União no Amazonas, que abordou temas como a atuação do Ministério da Transparência (CGU), auditorias e os principais problemas enfrentados nas políticas públicas, como educação e saúde.
 
O evento contou com a representação de 30 municípios amazonenses e um município pernambucano, totalizando 85 participantes, dentre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, parlamentares, controladores municipais e representantes da sociedade civil.