Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf Minas encerra primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestores

Notícias

Esaf Minas encerra primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestores

Exibir carrossel de imagens Atividade em sala de aula realizada no Centresaf-MG

Atividade em sala de aula realizada no Centresaf-MG

Ao longo das últimas seis semanas o Centro Regional da Esaf em Minas Gerais realizou a primeira edição de seu Programa de Desenvolvimento de Gestores, um ciclo de capacitações voltadas para o aprimoramento de técnicas de gestão para servidores que ocupam ou pretendem ocupar posições de lideranças no serviço público.

A ideia para o desenvolvimento desse programa partiu de um diagnóstico realizado junto a diversos dirigentes de que a condução de seus órgãos se baseia, muitas vezes, mais no bom senso e na experiência -  afinal, a maior parte deles admite que não foi preparado para os desafios de liderar pessoas e organizações.

Levando isso em conta, a equipe da Esaf Minas publicou um edital simplificado para a seleção de profissionais com experiência acadêmica e prática na área de Desenvolvimento Gerencial. Após um processo que envolveu análise de currículo, apresentação de mini-aula e entrevista, foi selecionado um grupo de colaboradores de alto nível, com formação nas áreas de psicologia ou Administração de Empresas e anos de experiência com consultoria e docência.

Após um encontro de nivelamento com esses professores a respeito do público que se pretendia alcançar, das peculiaridades da formação de profissionais na Administração Pública e de orientações práticas sobre o funcionamento das capacitações na Esaf, começou-se a construir o programa das disciplinas.

O resultado do processo de concepção “a quatro mãos” (professores e mais a equipe da Esaf Minas) foi um conjunto de seis oficinas teóricas e práticas, com 8h de duração cada, com os seguintes temas e professores: i) Oratória, a arte de falar em público (prof. Alessandro Rocha, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local); ii) Competências Gerenciais - O Líder na Nova Administração Pública (profa. Laura Ituassi, mestre em Administração, com ênfase em Gestão Estratégica das Organizações); iii) Comunicação e Feedback (profa. Alice Hosken, mestre em Administração; iv) Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflito (profa. Eliana Torres, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas); v) Gestão de Mudanças (profa. Mônica Esteves, mestre em Administração, na área de concentração de Organização e Estratégia);  vi) Gestão do Tempo (profa. Ludmila de Siqueira, mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento).

Na sua totalidade, a primeira edição do Programa de Desenvolvimento Gerencial da Esaf Minas concedeu 191 certificações, atingindo servidores e líderes de 23 órgãos públicos diferentes, das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Um ponto importante a ser destacado é que todo o programa foi custeado integralmente com o orçamento de capacitação da Esaf Minas, não sendo cobrada nenhuma taxa de inscrição para os participantes ou a exigência de descentralização de recursos por parte de seus respectivos órgãos.

De um modo geral, a avaliação dos cursos pelos participantes foi extremamente positiva, o que motiva ainda mais a Esaf Minas a dar continuidade do Programa de Desenvolvimento Gerencial no próximo semestre.

Seguem alguns depoimentos de dirigentes e servidores que participaram do programa.
“Agradeço a oportunidade de ter participado dos cursos do Programa de Formação de Líderes, que vem de encontro com os desafios que emergem de uma Administração Pública mais moderna e eficiente, com foco no cidadão. (...) Os temas escolhidos são extremamente importantes para o desenvolvimento de líderes e gestores capazes de lidar com os desafios que surgem nesse contexto de mudanças e inovações tecnológicas e comportamentais aceleradas, que trazem grande impacto nas nossas organizações e na sociedade como um todo. Todos os instrutores são excelentes, com muito conteúdo atualizado, experiências profissionais muito ricas e, sobretudo, com grande entusiasmo e amor pelo que fazem, ministrando aulas muito participativas, motivadoras e inspiradoras. Outro ponto essencial para o sucesso do programa, foi a participação de vários órgãos, o que nos trouxe troca de experiências, compartilhamento de soluções para os problemas que são semelhantes e disseminação de boas práticas. Sou muito grata à Esaf por ter participado dos cursos e espero pela continuidade dos mesmos para que outros servidores tenham a oportunidade de realizá-los, o que certamente contribuirá para o alcance de uma administração pública cada vez mais focada em servir a sociedade brasileira, entregando produtos e serviços com Valor Social” (Rúbia Lenza, gerente de Recursos Humanos do IBGE).

“Gostaria de parabenizar à Esaf e a todos os colaboradores pelos ótimos cursos oferecidos e pelas acertadas escolhas dos profissionais que ministraram as aulas. Já estamos colocando em prática muitas das técnicas aprendidas e os resultados e o feedback são surpreendentes. Parabéns!” (Cristiane Balieiro, chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita Federal em Belo Horizonte).

“Em relação ao ciclo de treinamento para gestores, achei os temas bastante relevantes, com aplicação prática no dia-a-dia do trabalho nas instituições. Os instrutores selecionados demonstraram bastante conhecimento e domínio sobre os assuntos, profissionalismo e alto nível de comprometimento. A carga horária dos cursos foi muito bem dimensionada, de forma a manter o dinamismo e despertar interesse e atenção dos participantes. Parabéns à Esaf pela formatação do treinamento. Espero poder participar dos próximos”. (Cláudia Moterani, Escritório de Pesquisa e Investigação – ESPEI na 6ª Região Fiscal).

“A Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte agradece as vagas disponibilizadas pela Esaf para nossos gestores no Programa de Desenvolvimento de Gestores e Líderes. O Programa foi excelente e trouxe importantes reflexões sobre como conduzir, gerir e orientar pessoas e nossa organização com foco em resultado, com responsabilidade, comprometimento e competência. Ficou claro para todos nós que, para estimular o desenvolvimento da equipe, precisamos ser exemplo. Todo o processo perpassa pelo autoconhecimento que foi proporcionado pelo programa em todos os momentos. Alguns dos nossos gestores já estão colocando em prática a aprendizagem e já temos conseguido alguns bons resultados” (Cláudia Fusco, Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte).

“Tive o privilégio de participar de todos os cursos oferecidos pela Esaf nesse período. Considero que iniciativas como esta são extremamente salutares para um melhor desenvolvimento profissional, e também pessoal. Não posso deixar de elogiar a excelência dos instrutores e a notável dedicação dos servidores da Esaf envolvidos. Parabéns a todos!” (Wagner Barbosa, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais).

registrado em: