Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia de alinhar modelo de relacionamento da STN com as Setoriais de Contabilidade

Notícias

Dia de alinhar modelo de relacionamento da STN com as Setoriais de Contabilidade

Crédito: Daniel Nek / Esaf

Com um auditório cheio e um público atento, foi aberta na manhã de hoje, na ESAF/Sede, o “Encontro com as Setoriais de Contabilidade do Governo Federal – Encont", evento promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O encontro conta com a participação de 340 servidores públicos federais que trabalham nas setoriais contábeis, orçamentárias, financeiras e na execução de uma forma geral. O objetivo é apresentar o novo modelo de relacionamento entre o Órgão Central e os órgãos setoriais.

Estiveram presentes à abertura o diretor-geral da Esaf, Manuel Augusto Silva, e o coordenador-geral de Contabilidade e Custos da União, Renato Pontes Dias, que deram as boas vindas aos participantes.

Na fala inicial, o gerente de Elaboração das Demonstrações Contábeis do Tesouro, Gilvan Dantas, afirmou que o “Encont” é uma prova de experiência sobre andar juntos – Tesouro e Setoriais, e que a importância do evento está em sincronizar processos para que o modelo teórico se aplique no dia-a-dia. Citou que “estamos vivendo na prática a convergência às normas internacionais” e destacou o trabalho das pessoas que se encontram à frente desse processo.

Durante o dia, os participantes trocarão experiências e terão explanação sobre a análise quantitativa dos números do Balanço Geral da União. À tarde será apresentado o novo modelo de relacionamento entre o Órgão Central de Contabilidade e os Setoriais, sob responsabilidade do coordenador-geral de Contabilidade e Custos da União, Renato Pontes Dias. Será tratada ainda a criação de grupos de estudo sobre procedimentos contábeis (GEPC).

José Everaldo Maciel de Medeiros, chefe de divisão de Análise Contábil do Ministério da Saúde, um dos participantes do encontro, afirmou que é super-fã de treinamento, defende a capacitação sempre e elogiou os treinamentos da Esaf, desde a etapa de pré-inscrição até a entrega de certificado. Ele destacou a fala de Gilvan Dantas na manhã desse dia, sobre a necessidade do responsável setorial de contabilidade abrir o balanço e dar transparência das informações primeiramente ao seu próprio órgão de atuação.