Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf, centro de excelência em capacitação de servidores públicos

Notícias

Esaf, centro de excelência em capacitação de servidores públicos

A Escola de Administração Fazendária - Esaf adotou nova estratégia para potencializar sua competência de ser um centro de excelência em formação de servidores públicos. A oferta de cursos, seja presencial ou a distância, tem movimentado o dia a dia da Escola com a presença de servidores não só dos órgãos fazendários, mas também de outros ministérios e instituições.

Com relação a cursos a distância, desde o início de agosto até o final de outubro, 13.535 alunos terão acessado a plataforma educacional da Esaf para cursar os 42 cursos oferecidos no período.

Neste mesmo período, a Esaf terá oferecido 51 cursos abertos presenciais. A previsão é de que até o final de outubro, mais de 1.700 pessoas tenham se capacitado pela Esaf.

Temas fazendários, desenvolvimento comportamental e gerencial, cursos de instrumentalização, dentre outros, são as ofertas do catálogo de cursos.

Integrante da rede de facilitadores da Esaf, o coach Israel Augusto é especializado em psicologia positiva e desenvolvimento humano. Ele considera que a Esaf está se modernizando quando oferece novos treinamentos como o que foi instrutor durante uma semana, Coaching como Estilo de Liderança. “Trata-se de um novo paradigma do mercado privado. O conteúdo foi totalmente adaptado e alinhado ao que funciona dentro da administração pública”, explica o coach.

O curso teve duração de uma semana e capacitou 30 alunos das mais diversas áreas. Um deles é Sávio Macedo, chefe do Núcleo de Investigação da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco. Ele acha que a mescla de servidores de vários órgãos enriquece o treinamento por haver diferentes vivências e visões.

O servidor da Polícia Rodoviária destaca a importância do Coaching como “um caminho sem volta”. “A liderança na esfera da administração pública precisa ser remodelada e o coaching apresenta novo paradigma, com mais resultados. Lidar com pessoas é sempre um desafio e é necessário capacitar, introduzir novos conceitos para que se desperte a mudança em nós e, assim, estarmos preparados para prestar cada vez melhores serviços ao cidadão”, opina Sávio.

O aluno compartilha da mesma opinião de muitos outros que se capacitam na Esaf em Brasília: o clima e a energia do lugar favorecem o aprendizado. “A Escola tem tudo organizado para nos proporcionar um ambiente de estudo bem ajustado”, considera Sávio.

Acesse a área de Cursos e Eventos e planeje seu desenvolvimento (link para nova página).