Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertos na Esaf o VII Encontro de Custos e Simpósio Siads

Notícias

Abertos na Esaf o VII Encontro de Custos e Simpósio Siads

Exibir carrossel de imagens Crédito: Daniel Nek / Esaf Plateia

Plateia

Com a presença de servidores públicos federais oriundos dos diversos ministérios, foi aberta agora há pouco, no auditório da Esaf, o VII Encontro de Gestão de Custos do Setor Público e o VI Simpósio Siads.

Anfitrião dos eventos pela Esaf, o novo diretor-geral, Fernando Meneguin destacou a satisfação da Escola em abrigar os debates sobre estes temas. “Muitos problemas que o setor público enfrenta é com custos não planejados ou monitorados, inclusive os custos de oportunidade, uma vez que as escolhas feitas excluem outras que deixam de ser executadas”, afirmou Meneguin.

Josenilson Torres Neves, representante da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda destacou que nada mais oportuno do que discutir o sistema de custos, dadas as exigências da sociedade por eficiência e transparência do setor público. “Temos um carinho especial pela ferramenta Siads”, disse o coordenador Neves. Trata-se de uma solução que possibilita aos órgãos de administração pública federal um controle completo e efetivo sobre seus estoques de materiais, bens materiais e serviços de transporte.

O acréscimo do módulo do Siads, chamado de Desfazimento, que permite monitorar a transferência de bens, doação, cessão e integração dos órgãos a partir das bases de dados, foi destacado por Wesley Lira, diretor de Normas e Logística do Ministério do Planejamento.

“A missão do Serpro é apoiar e dar suporte às soluções de tecnologia da informação para a administração pública. É uma honra para o Serpro estar evoluindo no desenvolvimento do Siads e nas soluções que ele possibilita”, disse Ariadne Martinewski, superintendente do Serpro, responsável pela área de Atendimento a Clientes Ministério da Fazenda e Comércio Exterior.

Gildenora Milhomem, subsecretária de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, abordou a importância dos trabalhos de cada instituição representada à mesa de abertura. À Esaf, agradeceu o acolhimento, pois muitos eventos do Tesouro Nacional são abrigados pela Escola.

Sobre o Serpro, destacou a relação comercial de respeito e credibilidade que vem se construindo ao longo do tempo, especialmente porque a empresa entendeu o novo formato de comercialização deste que é um dos sistemas estruturantes da administração federal.

Fez especial referência à parceria com o Ministério do Planejamento, que agora ocupa sua cadeira dentro do projeto Siads.

Quanto à gestão de custos, Milhomem reforçou a necessidade de instrumentos gerenciais para tomada de decisão, verificação de oportunidades e avaliação dos custos das oportunidades. “O Brasil mudou, precisamos a cada dia melhorar a gestão pública”.


Programação
Na manhã o tema é Siads: novas entregas, com painel no qual falarão representantes do Planejamento, Tesouro Nacional e Serpro. À tarde a pauta é dedicada às novas funcionalidades do Portal de Custos do Governo Federal.
O evento está sendo transmitido pelo Assiste do Serpro, no link

http://assiste.serpro.gov.br/esaf/index.php


Assessoria de Comunicação Social da Esaf