Você está aqui: Página Inicial > A Esaf > Centros Regionais > Paraná > Notícias > 50 Cursos EAD para a Formação dos Servidores Públicos

Notícias

50 Cursos EAD para a Formação dos Servidores Públicos

Cursos gratuitos e com certificados.
50 Cursos EAD para a Formação dos Servidores Públicos

50 Cursos EAD para a Formação dos Servidores Públicos

CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Veja quais são os cursos disponíveis no site da Enap, Senado e TCU!  

 

 

1. Acesso à Informação (Link para novo sítio) 

Público-alvo: O curso Acesso à Informação destina-se especialmente a servidores e empregados públicos, preferencialmente integrantes do Poder Executivo Federal, que desenvolvem atividades em ouvidoria ou em áreas que tratem de temas afins.  Servidores públicos de qualquer esfera de Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. (Enap)

2. Acesso a Recursos do Saneamento: Mecanismos OGU - NÃO PAC (Transferências Voluntárias) /Curso 3 (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a gestores e técnicos do Poder Executivo federal envolvidos com planejamento das ações apoiadas pelo Ministério das Cidades - MCID, sob gestão da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

3. Acesso a Recursos do Saneamento: Mecanismos OGU-PAC (Transferências Obrigatórias) /Curso 2 (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a gestores e técnicos do Poder Executivo federal envolvidos com planejamento das ações apoiadas pelo Ministério das Cidades - MCID, sob gestão da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

4. Ciclo de Gestão do Investimento Público (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal responsáveis pela análise de projetos de grande porte. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

5. Controle Social (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, aos cidadãos interessados em fiscalizar, monitorar e avaliar as ações governamentais, como a aplicação dos recursos públicos. Os servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo também poderão realizar o curso. (Enap)

6. Desenho de Cursos: Introdução ao Modelo ADDIE (Link para novo sítio) 

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados no desenvolvimento de cursos com base na Abordagem Sistêmica do Desenho Instrucional ou modelo ADDIE. Os demais servidores, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

7. Elaboração de Plano de Dados Abertos (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso Elaboração de Plano de Dados Abertos destina-se a servidores públicos federais dos órgãos que assinaram os planos de trabalho com o Ministério do Planejamento e assumiram metas de dados abertos da Estratégia de Governança Digital. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. (Enap)

8. eMAG Conteudista (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que atuam no desenvolvimento de sítios eletrônicos são o público-alvo prioritário. Os demais servidores públicos, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

9. eMAG Desenvolvedor (Link para novo sítio)  

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que atuam no desenvolvimento de sítios eletrônicos são o público-alvo prioritário. Os demais servidores públicos, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

10. Ética e Serviço Público (Link para novo sítio)  

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

11. Gestão da Estratégia com BSC - Fundamentos (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal que atuam que atuam na área de planejamento organizacional. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

12. Gestão da Informação e Documentação - Conceitos Básicos em Gestão Documental (Link para novo sítio)  

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que realizam procedimentos arquivísticos são o público-alvo prioritário. Os demais servidores públicos, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

13. Gestão em Ouvidoria (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso Gestão em Ouvidoria destina-se especialmente a servidores ou empregados públicos que desenvolvam suas atividades em ouvidoria ou em áreas que tratem de temas afins. O curso poderá ser realizado também por pesquisadores, estudantes e sociedade em geral. (Enap)

14. Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal (Link para novo sítio)  

Público-alvo:  Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

15. Introdução à Gestão de Processos (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, aos servidores lotados em órgãos do Poder Executivo federal que atuam em equipes de monitoramento de estratégias ou em programas de gestão da qualidade. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

16. Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira (Link para novo sítio)  

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que atuam na área de recursos humanos são o público prioritário. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

17. Introdução à Interoperabilidade (Link para novo sítio)  

Público-alvo: Técnicos e analistas em Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) são o público-alvo prioritário. Os demais servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

18. Introdução à Libras (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso Introdução à Língua Brasileira de Sinais - Libras destina-se a servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como a cidadãos em geral. (Enap)

19. Introdução ao Sistema de Gestão do Assentamento Funcional Digital - SGAFD (Link para novo sítio)  

Público-alvo:  Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que atuam nas unidades de recursos humanos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

20. Matemática Financeira (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal responsáveis pela análise de projetos de grande porte. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

21. Noções Gerais de Direitos Autorais (Link para novo sítio) 

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

22. Provas no Processo Administrativo Disciplinar (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos federais, principalmente aqueles que integrarão as comissões disciplinares como responsáveis pela apuração de ilícitos administrativos no âmbito do poder Executivo Federal. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. (Enap)

23. Regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos Municípios (Link para novo sítio)  

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores públicos municipais. Os servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

23. Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias destina-se especialmente a servidores ou empregados públicos, preferencialmente integrantes do Poder Executivo Federal, que desenvolvem atividades em ouvidoria ou em áreas que tratem de temas afins.  Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. (Enap)

24. Siconv - Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) - Concedente (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que trabalham com convênios, contratos de repasse e termos de parceria são o Público-alvo prioritário.  Os demais servidores públicos, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

25. Siconv para Convenentes 1 - Visão Geral (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que trabalham com instrumentos de transferência voluntária no Siconv. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

26. Siconv para Convenentes 2 - Proponentes e Usuários (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que trabalham com instrumentos de transferência voluntária no Siconv. (Enap)

27. Siconv para Convenentes 4 - Execução (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que trabalham com instrumentos de transferência voluntária no Siconv. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

 28. Siconv para Convenentes 5 - Prestação de Contas (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que trabalham com instrumentos de transferência voluntária no Siconv. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

29. Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações são o público prioritário. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

30. Um Por Todos e Todos por Um - Pela Ética e Cidadania (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, preferencialmente, a professores de escolas, públicas ou particulares, que tenham interesse em disseminar, entre os alunos, valores relacionados à participação social, à ética e à cidadania em sala de aula ou que estejam participando da execução do programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania". (Enap)

31. Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

32. Desenvolvimento de Equipes (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

33. Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público federal (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

34. Direito Administrativo para gerentes no Setor Público (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

35. Excelência no Atendimento (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

36. Gestão Estratégica com foco na Administração Pública

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

37. Introdução ao Orçamento Público (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

38. Modalidades, Tipos e Fases da Licitação (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

39. Ouvidoria na Administração Pública (Link para novo sítio)

Público-alvo: Aberto a toda comunidade legislativa e cidadãos (Senado)

40. Controles na Administração Pública (Link para novo sítio)

Público-alvo: Cursos para servidores e cidadãos (TCU)

41. Planejamento e Gestão Orçamentária Financeira (Link para novo sítio)

Público-alvo: Cursos para servidores e cidadãos (TCU)

 

CURSOS COM STATUS "EM BREVE"

1. A Previdência Social dos Servidores Públicos: Regime Próprio e Regime de Previdência (Link para novo sítio)

Público-alvo:  Servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

2. Acesso a Recursos do Saneamento: Mecanismos PAC - Financiamento/Curso 4 (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a gestores e técnicos do Poder Executivo federal envolvidos com planejamento das ações apoiadas pelo Ministério das Cidades - MCID, sob gestão da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

3. Básico em Orçamento Público (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

4. Desenho de Cursos: Introdução ao Modelo ADDIE (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados no desenvolvimento de cursos com base na Abordagem Sistêmica do Desenho Instrucional ou modelo ADDIE. Os demais servidores, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

5. Divulgação de Compras (Link para novo sítio)

Público-alvo: Este curso é destinado a servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados, que atuam nas atividades de compras e licitações. (Enap)

6. Estatística (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal responsáveis pela análise de projetos de grande porte. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

7. Federalismo Fiscal no Brasil (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

8. Formação de Pregoeiros (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores das Unidades de Administração de Serviços Gerais - UASGs que atuam ou atuarão como Pregoeiro ou membro de equipe de apoio são o público-alvo prioritário. (Enap)

9. Gestão de Contratos de Tecnologia da Informação (GCTI) (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que atuam como gestores ou fiscais de contratos na área de Tecnologia da Informação e que necessitem aprimorar seus conhecimentos nas boas práticas relacionadas aos processos envolvidos na gestão contratual de soluções de TI são o público-alvo prioritário. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)

10. Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados .Curso de nível intermediário: para melhor aproveitamento, recomenda-se prévio conhecimento de direito administrativo e da Lei 8.666/93. (Enap)

11. Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

12. Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

13. Macroeconomia (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal responsáveis pela análise de projetos de grande porte. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

14. Microeconomia (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso destina-se, prioritariamente, a servidores do Poder Executivo federal responsáveis pela análise de projetos de grande porte. Os demais servidores e agentes públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso. (Enap)

15. Planejamento Estratégico para Organizações Públicas (Link para novo sítio)

Público-alvo: O curso Planejamento Estratégico para Organizações Públicas destina-se a servidores públicos que atuam na área de planejamento organizacional. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. (Enap)

16. Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. (Enap)

17. Seleção de Fornecedores de Tecnologia da Informação (SFTI) (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que atuam nas fases de seleção de fornecedores de Tecnologia da Informação segundo as regras e os procedimentos constantes da Instrução Normativa SLTI/MP nº 4/2014 e do Guia Prático para Contratação de Soluções de TI do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação ? SISP, são o público-alvo prioritário. Os demais servidores públicos, bem como cidadãos em geral, também poderão realizar o curso. (Enap)

18. Siape Folha (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores públicos federais que atuam nas unidades de recursos humanos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Para participar do curso, é desejável que o interessado seja servidor do Quadro de Pessoal dos Órgãos e Entidades do SIPEC, trabalhe na área de Gestão de Pessoas (RH) e esteja devidamente cadastrado e ativo no Portal Sipec pelo órgão de lotação. (Enap)

19. Siconv para Convenentes 3 - Proposta e Plano de Trabalho (Link para novo sítio)

Público-alvo: Servidores e agentes públicos dos três Poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados que trabalham com instrumentos de transferência voluntária no Siconv. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também poderão participar do curso. (Enap)