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Bahia

Agenda do mês

Programação 2018

Acesse o nosso Calendário de Eventos

Agenda do Mês - Agosto- Centresaf/BA

Evento

Tipo de Capacitação

Local

Período Horário Público-alvo Inscrições Mais informações

Informações administrativas

Endereço:

Av. Jequitaia, s/n, Edifício Ministério da Fazenda
Galeria (Diretoria, Administração, Sala de Aula e Laboratórios) e
4º andar (Salas de Aula e Laboratórios)
Comércio
Salvador – BA
CEP – 40.015-350
Fone: (71) 3254-5101
Fax: (71) 3243-1424

Diretor-Regional
Mário Alberto Ferrari
Tel.: (71) 3254-5101
E-mail: mario.ferrari@fazenda.gov.br

Diretor-Regional Substituto:
Luciano Pinheiro Costa
Tel.: (71) 3254-5501
E-mail: luciano.p.costa@fazenda.gov.br

Secretaria:
João José da Silva Neto 
Tel.: (71) 3254-5104

Administrativo

Cristiano Santos Soares (Coordenador)
Tel.: (71) 3254-5109
E-mail: cristiano.soares@fazenda.gov.br

Financeiro:

Maridalva Santos Abreu (Coordenadora)
Tel.: (71) 3254-5102
E-mail: financ-centresaf.ba.esaf@fazenda.gov.br

 

Julio Cesar dos Santos Ferreira

Tel.: (71) 3254-5104

E-mail: julio.ferreira@fazenda.gov.br


Recrutamento e Seleção:

Iara Alves Eugênio da Silva (Coordenadora)
Tel.: (71) 3254-5107/5112
E-mail: iara.silva@fazenda.gov.br

Daniela Maria Rodrigues Barros
Tel.: (71) 3254-5112
E-mail: daniela.barros@fazenda.gov.br
 

Capacitação / Eventos fechados 

Eliene Regina Borges Santos (Coordenadora)
Tel.: (71) 3254-5105
E-mail: trein-centresaf.ba.esaf@fazenda.gov.br

Rita de Cássia Falcão Borja Correia (Coordenadora - Substituta)
Tel.: (71) 3254-5110
E-mail: rita.correia@fazenda.gov.br

Mateus Ramos Pimentel Silva

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: mateus.silva@fazenda.gov.br

Manuela Romano Fuad

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: manuela.fuad@fazenda.gov.br

Romero Mattos da Silva Filho

Tel.: (71) 3254-5105

Capacitação / Eventos Abertos:

Luciano Pinheiro Costa (Coordenador)
Tel.: (71) 3254-5501
E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br


Lívia Santana Malheiros
Tel.: (71) 3254-5111
E-mail: livia.malheiros@fazenda.gov.br

 

Educação Fiscal:

Luciano Pinheiro Costa (Titular no GEFE/BA)
Tel.: (71) 3254-5501
E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

 

Mateus Ramos Pimentel Silva (Suplente no GEFE/BA)

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: mateus.silva@fazenda.gov.br

 

Manuela Romano Fuad

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: manuela.fuad@fazenda.gov.br

 

Educação a Distância (EAD):

Luciano Pinheiro Costa 
Tel.: (71) 3254-5501
E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

 

Lívia Santana Malheiros
Tel.: (71) 3254-5111
E-mail: livia.malheiros@fazenda.gov.br


Manuela Romano Fuad

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: manuela.fuad@fazenda.gov.br


Mateus Ramos Pimentel Silva

Tel.: (71) 3254-5113
E-mail: mateus.silva@fazenda.gov.br


Apoio - Reprografia

José Augusto Teixeira Costa (Apoio – Reprografia)
Tel.: (71) 3254-5106

 

 

 


 

Infraestrutura / Instalações

A ESAF na Bahia possui:

  • 7 Salas de Aula com capacidade total de 265 participantes;
  • 3 Laboratórios de Informática com capacidade entre 20 a 50 participantes (1 a 2 usuários por CPU);
  • Espaço para Coffee-Break;
  • Auditório com capacidade para 150 pessoas (em parceria com a SAMF/BA).

 

Fachada do Edifício   Laboratório de Informática   Laboratório de Informática   Laboratório de Informática

Sala de Aula   Sala de aula   Sala de reunião

 

Imagem do mapa de utilização de salas do Centresaf/BA

 

 

 

 

 

Bahia

O Centro Regional da ESAF na Bahia funciona na Galeria e no 4º andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda na Bahia, localizado à Av. Jequitaia, s/n – Comércio. 

O endereço contempla a bela vista do mar calmo da Baía de Todos os Santos e fica a vinte e seis quilômetros do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. No bairro em que situa-se, há diversas opções de restaurantes e um diversificado comércio. O Mercado Modelo fica na região e o acesso ao Pelourinho pode ser realizado por meio de bondinho utilizando-se o Plano Inclinado. Além disso, a 1km, localiza-se a Bahia Marina, área com diversos restaurantes conceituados.

Eventos

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Gestão Pública

De 13/06/2016 a 16/06/2016
Local: ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - presencial SALVADOR - BA - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar os participantes para terem uma visão ampla sobre a organização e funcionamento da Administração Pública e sua cultura organizacional.

Gestores, servidores públicos e demais profissionais que tenham interesse pelo tema.

35
aberto
De 01/04/2016 a 01/06/2016
R$600,00
32h
Data Início Fim
13/06/2016 08h00 17h15
14/06/2016 08h00 17h15
15/06/2016 08h00 17h15
16/06/2016 08h00 17h15

1.  Cidadania e Funções de Estado: origem e evolução;

2.  A evolução e o Contexto Atual das Políticas Públicas no Brasil Pós-Constituição de 1988. Uma análise sobre os sistemas de saúde e educação;

3. Burocracia, cultura organizacional e reforma na Administração Pública;
4. Organização da Administração Pública;

5.  Hierarquia e comunicação na Administração Pública;
6. Planejamento e Ciclo orçamentário; (síntese)
7. Gestão Empreendedora no Brasil (Casos de sucesso); (síntese)

8. Ética e Moral na Administração Pública

Antônio Sérgio Fernandes - Pós-Doutor em Administração Pública pela University of Texas at Austin. Doutor em Ciência Política pela USP. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. É autor/co-autor de diversas ublicações, dentre elas: Clima Organizacional na Administração Pública pela FGV, em 2010; É atualmente vice-coordenador do NPGA/EA-UFBA para o biênio 2015-2017. Foi editor-chefe da revista Organizações e Sociedade (O&S) [2014-2015]. É membro do conselho editorial de Cadernos EBAPE-FGV e da Revista do Serviço Público (ENAP). Possui diversos artigos em periódicos ligados a administração pública. É Líder de tema da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD).

- Dúvidas e sugestões:

Tel.: 71 3254 5501 (Luciano Costa) / 71 3254 5111 (Lívia Malheiros)

E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

Para informações complementares, como os tutoriais para realizar a inscrição e o pagamento, o edital do curso em versão PDF e a Programação Anual de Cursos Abertos da ESAF na Bahia, clique no link abaixo:

http://www.esaf.fazenda.gov.br/acesso-a-informacao/centros-regionais/bahia/outras-informacoes-tutoriais-programacao-e-editais

Para outras informações, como local do evento, tarifário de hoteis e lista de estacionamentos, clique aqui.

Local do Evento:
ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - Salvador/BA
ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - presencial SALVADOR - BA

CICLO DE PALESTRAS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA - 20/05/2016

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Ciclo de Palestras Sobre Educação Financeira

Ciclo de Palestras Sobre Educação Financeira
De 20/05/2016 a 20/05/2016
Local: ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - SALVADOR - BA - presencial
SALVADOR - BA

conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo

Servidores públicos, estudantes, professores, sociedade em geral.

Não há
150
aberto
De 10/05/2016 a 20/05/2016
0,00
8h

Pela manhã, serão duas palestras com servidores do Banco Central, que falarão sobre gestão de finanças pessoais, abordando temas  como endividamento, planejamento e orçamento e sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

 

À tarde, o consultor Edísio Freire fará uma palestra sobre finanças pessoais, abordando além de aspectos técnicos, também aspectos  comportamentais e motivacionais, com o objetivo de tornar o público mais consciente sobre sua vida financeira, e assim conseguir  manter o controle sobre ela.

Pablo Saavedra

Daniel Castro Mota

Edisio Freire

PARTICIPE!!!

 

Inscreva-se enviando um email para inscricoes.esaf.ba@fazenda.gov.br citando o nome da palestra no assunto e contendo:

- Nome completo

- CPF

- Indicação do turno em que deseja comparecer (Manhã, tarde ou ambos).

 

A certificação será concedida com base no turno em que o participante comparecer.

 

Data: 20/05/2016

Horário: de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30

Local: ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - SALVADOR - BA


Equipe de Capacitação do Centresaf/BA
Escola de Administração Fazendária - ESAF
(71) 3254-5113
ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Avenida Jequitaia, s/n – Comércio - SALVADOR - BA

Gestão de Convênios

De 23/11/2016 a 25/11/2016
Local: Centresaf/BA - Av. Jequitaia, s/n. Edifício Ministério da Fazenda - Comércio – Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar os participantes para correta atuação na Gestão de Convênios por meio da Captação de Recursos, Celebração, Execução, Prestação de Contas e Tomada de Contas Especial dos Convênios, Contratos de Repasse e instrumentos congêneres. 


Objetivos Específicos de Aprendizagem

 Planejar adequadamente as ações relacionadas a convênios firmados com a Administração Pública Federal;

Elaborar Propostas e Plano de Trabalho;

Celebrar de Convênios, Contratos de Repasse e instrumentos congêneres junto a Administração Pública Federal;

Executar de forma eficiente os recursos no SICONV;

Acompanhar e Fiscalizar os Convênios firmados;

Prestar Contas dos recursos recebidos;

Entender o processo de Tomada de Contas Especial.

Servidores públicos federais, estaduais e municipais e demais profissionais do setor público que atuam na gestão de convênios firmados com a Administração Pública Federal.

30
aberto
De 21/09/2016 a 18/11/2016
450,00
24h
Data Início Fim
23/11/2016 08h00 17h15
24/11/2016 08h00 17h15
25/11/2016 08h00 17h15

Noções Gerais

- Noções Gerais

- Princípios Norteadores da Administração Pública

- Embasamento Legal

- Modalidades de Transferência de Recursos Federais: Obrigatórias e Voluntárias

- Conceitos Básicos

- Entendendo o Fluxo

- Portal dos Convênios - SICONV

 

Captação de Recursos

- Como captar recursos oriundos do Governo Federal?

 

Celebração de Convênios

- Embasamento Legal

- Etapas

- Condições de Celebração

- Proposta / Plano de Trabalho 

- Capacidade Técnica

- Capacidade Operacional

- Formalização do Instrumento

- Análise e Assinatura do Termo

- Publicidade

- Cláusulas do Termo de Convênio

- Vigência

- Registros no SICONV

 

Execução

- Embasamento Legal

- Proposta / Plano de Trabalho

- Conta Bancária

- Contrapartida

- Liberação dos Recursos

- Aplicação dos Recursos

- Movimentação dos Recursos

- Aquisição de Materiais

- Contratação de Serviços

- Pagamentos (OBTV)

- Prorrogação “de ofício”

- Termo Aditivo

- Relatórios de Execução

- Vedações Importantes

- Convenente X Concedente

- Registros no SICONV

 

 

Acompanhamento e Fiscalização

- Embasamento Legal

- Responsabilidades

- Planejamento da fiscalização

- Fiscalização "in loco"

- Processos, documentos e informações

- Comprovação de estrutura

- Representante designado e registrado no SICONV

- Comprovação da boa e regular aplicação dos recursos

- Cumprimento do Plano de Trabalho

- Convenente X Concedente

- SICONV

 

Prestação de Contas

- Embasamento Legal

- Conceitos

- Prazos

- Procedimentos Necessários

- Responsabilização

- Composição da Prestação de Contas

- Devolução de Recursos

- Comprovante de recolhimento do saldo de recursos

- Entendendo o Fluxo

- Análise da Prestação de Contas

- Condições para Aprovação da Prestação de Contas

- Regularização de Pendências na Prestação de Contas

- Inadimplência

- Registros no SICONV

 

Principais Falhas e Irregularidades apontadas nas Prestações de Contas pelos órgãos de controle externo

- Falhas e Irregularidades

- Dicas de Gestão

 

Tomada de Contas Especial – TCE (Noções Gerais)

- Embasamento Legal

- Conceito

- Objetivo

- Hipóteses

- Procedimento

https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br
O material didático, quando previsto, será disponibilizado apenas em formato digitalizado para download.

Zizete Falcão Nogueira

Consultora e Professora. Administradora de Empresas, graduada pela Universidade Salvador - UNIFACS. Especialista em Gestão Governamental pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. MBA em Recursos Humanos pela Faculdade São Camilo. Especialista em Gestão de Convênios há 16 anos, tendo atuado na área de Gestão de Convênios em Órgãos Federais, Estaduais e Municipais (Captação de Recursos Federais.  Análise e Aprovação de Projetos e Planos de Trabalho. Elaboração do Termo de Convênios.  Fiscalização e Acompanhamento de Convênios.  Execução e Fiscalização de Convênios.  Análise Financeira de Prestação de Contas. Instauração de Tomada de Contas Especial.  Elaboração de Cartilha de Convênios. Elaboração de Atos Normativos de Convênios. Reestruturação do Setor de Convênios). Autora do Livro Guia Prático de Convênios: Principais Falhas e Irregularidades, apontadas pela  Controladoria Geral da União - CGU e pelo Tribunal de Contas da União - TCU.

- Dúvidas e sugestões:

Tel.: 71 3254 5501 (Luciano Costa) / 71 3254 5111 (Lívia Malheiros)

E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

Para informações complementares, como os tutoriais para realizar a inscrição e o pagamento, o folder do curso em versão PDF e a Programação de Cursos Abertos da ESAF na Bahia, clique no link abaixo:

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Centresaf/BA - Av. Jequitaia, s/n. Edifício Ministério da Fazenda - Comércio – Salvador/BA

Análise de Riscos e Controle em Licitações

De 23/11/2016 a 25/11/2016
Local: Centresaf/BA - Av. Jequitaia, s/n. Edifício Ministério da Fazenda - Comércio – Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar gestores, pregoeiros e membros de comissões em licitações por meio de uma releitura da legislação sobre licitações e contratos sob a ótica dos riscos na condução do certame e na adoção dos controles para mitigá-los, além de discutir os pontos controversos e debater sobre a necessidade de melhorias, otimização e assertividade no uso dos recursos públicos.

Objetivos Específicos de Aprendizagem

- Discutir os conceitos da gestão por processos.

- Apresentar as aquisições públicas como um processo, e, portanto, com início e fim e com inputs e outputs.

- Alertar os gestores, pregoeiros e membros das comissões de licitações dos riscos a que submetem nas diversas fases das contratações públicas.

- Oferecer controles e subsídios para mitigar tais ricos.

- Discutir pontos controversos sobre o tema à luz da jurisprudência do TCU e de outras instâncias julgadoras.

- Debater acerca da necessidade de melhorai, otimização e assertividade no uso de recursos públicos à lua da legislação vigente. 

Gestores e servidores que atuam na área de licitações no âmbito federal, estadual ou municipal.

30
aberto
De 17/10/2016 a 13/11/2016
400,00
24h
Data Início Fim
23/11/2016 08:00 17:15
24/11/2016 08:00 17:15
25/11/2016 08:00 17:15

- Gestão por processos.

- A aquisição pública enquanto processo bem delimitado.

- Planejamento da contratação e risco inerentes. 

- Riscos, controles e questões relevantes na fase de edital.

- Riscos, controles e questões relevantes no processo de seleção do fornecedor.

- Riscos, controles e questões relevantes na gestão contratual.

- Riscos, controles e questões relevantes envolvendo a contratação direta.

- Sanções em contratações públicas: dever, riscos e orientações.

- Pregoeiro: como reduzir os riscos na sua atuação.

- Controles existentes sobre as contratações públicas.

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O material didático, quando previsto, será disponibilizado apenas em formato digitalizado para download.

Antonio França da Costa

Mestre em Direito Público pela UFBA

Professor Universitário de Direito Administrativo e Empresarial

Exerce o cargo de Analista e Finanças e Controle Externo do Tribunal de Contas da União

Foi Secretário de Controle Externo na regional do TCU na Bahia

Atuou também como Administrador Público do Governo de Minas Gerais 

- Dúvidas e sugestões:

Tel.: 71 3254 5501 (Luciano Costa) / 71 3254 5111 (Lívia Malheiros)

E-mail: cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

Para informações complementares, como os tutoriais para realizar a inscrição e o pagamento, o folder do curso em versão PDF e a Programação de Cursos Abertos da ESAF na Bahia, clique no link abaixo:

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Centresaf/BA - Av. Jequitaia, s/n. Edifício Ministério da Fazenda - Comércio – Salvador/BA

Sistema Integrado de Administração Orçamentária e Financeira - SIAFI

De 17/07/2017 a 21/07/2017
Local: Centresaf/BA - Avenida Jequitaia, s/n , Edifício-Sede do Ministério da Fazenda - Bairro Comércio - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar os participantes para atuarem como usuários do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI e do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPF), com conhecimentos teóricos e práticos relativos as atualizações das rotinas de execução orçamentária e financeira, e do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

Servidores públicos federais em exercício no Ministério da Fazenda, prioritariamente, e demais servidores públicos federais em exercício no Estado da Bahia.

Ter acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI.
25
aberto
De 14/06/2017 a 07/07/2017
R$136,86
20h
Data Início Fim
17/07/2017 13h45 17h45
18/07/2017 13h45 17h45
19/07/2017 13h45 17h45
20/07/2017 13h45 17h45
21/07/2017 13h45 17h45

SIAFI: 1. APRESENTAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS E TABELAS: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Abrangência, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do Siafi), Menu Principal. Acesso, Navegação no Siafi. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG). Verbos. Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS). Tabelas Administrativas: Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG), Tabela de Unidade Orçamentária (CONUO). 2. PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO – PCASP: Estrutura do PCASP. Tabela de eventos: Estrutura e Classe dos eventos. 3. Visão geral do ciclo orçamentário e as tabelas de apoio orçamento no SIAFI: Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE), Natureza da Despesa (CONNATSOF). Conhecendo outros Classificadores Orçamentários (CONINDORC). Plano Interno (PI). Indicador de resultado primário. Carga do orçamento: NDSOF – Nota de dotação SOF; composição da célula orçamentária; descentralização do crédito: NC - Nota de Movimentação de Crédito. Estágios da despesa: Nota de Empenho (no SIAFI). 4. SUBSISTEMA DE CONTAS A PAGAR E A RECEBER (CPR): Conceitos Básicos. Estrutura e Funcionamento. Navegação. Tabelas do CPR. (INCDH, CONDH, GERCOMP, DEMCOMP, CONTIPDH, CONSIT). Execução da Despesa: Liquidação. Documento Hábil: Inclusão, Alteração, Cancelamento, Consulta. Roteiro para empenho, liquidação e pagamento no CPR. Roteiro para reclassificação de despesa. Roteiro para pagamento de Prestador de Serviços, com todas as respectivas retenções tributárias (DARF, GPS, DAR). 5. Roteiro para execução do Suprimento de Fundos. 6. Lançamentos patrimoniais: Depreciação, amortização e desfazimento de bens.

https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br

Sebastião Pereira dos Santos
Bacharel em Ciências Contábeis, atuando na área financeira, orçamentária, Auditoria, Contabilidade Pública e Gestão Pública. Instrutor do SIAFI-Web indicado pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN. É Servidor da carreira do Ministério Público da União. Lotado na Auditoria Interna do MPU, Setorial Contábil. Atualmente, é Chefe da Divisão de Normas e Procedimentos Contábeis e Coordenador-Substituto na Área de Controle e Análise Contábil. Atua como instrutor na Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas.

Dúvidas e Sugestões

Eventos abertos e institucionais
ESAF/BA
 Luciano Costa / Lívia Malheiros
 (71) 3254-5501 / (71) 3254-5111
 cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br
 livia.malheiros@fazenda.gov.br

Inscrições

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Observações

1 – A formação das turmas obedece à ordem de recebimento da Nota de Empenho ou Guia de Recolhimento da União - GRU. Tão logo tenhamos recebido um número suficiente de inscrições homologadas e atingido o número máximo de vagas, procederemos com o cancelamento das inscrições não homologadas.
2 – Em caso de número insuficiente de participantes para formação da turma e/ou restrições orçamentárias e financeiras, a ESAF poderá prorrogar a data de realização do treinamento, após comunicado prévio, ou efetuar os procedimentos necessários ao cancelamento do mesmo.

Centresaf/BA - Avenida Jequitaia, s/n , Edifício-Sede do Ministério da Fazenda - Bairro Comércio

Seminário de Gestão da Conta Vinculada

De 26/07/2017 a 28/07/2017
Local: ESAF/BA - Edifício-Sede do Ministério da Fazenda. Avenida Jequitaia s/n - Comércio - Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Estudo sistemático dos encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão na conta vinculada, sua origem, fundamentação legal, entendimentos jurisprudenciais e metodologia de cálculo, à luz das disposições da novíssima IN 05/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Objetivos Específicos

Ao final do processo de aprendizagem, o participante deverá estar apto a:

- Compreender os encargos sociais e trabalhistas que são objeto de provisão na conta vinculada e como são calculados;

- Conhecer a documentação comprobatória do adimplemento de tais encargos e aprender as técnicas de exame e conferência dos documentos;

- Analisar adequadamente e com segurança os pedidos formulados pelo contratado, de levantamento de recursos da conta vinculada;

- Exercer com segurança e eficiência a gestão da conta vinculada.

Servidores públicos Ministério da Fazenda e dos demais órgãos da Administração Pública Federal.

Possuir conhecimentos básicos sobre a planilha de custos e formação de preços para contratos de terceirização, conforme o modelo previsto na IN 05/2017, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
50
aberto
De 04/07/2017 a 19/07/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
20h
Data Início Fim
26/07/2017 13:45 17:45
27/07/2017 8:00 17:00
28/07/2017 8:00 17:00

PARTE 1 – CONSIDERAÇÕES INCIAIS. CONCEITOS BÁSICOS

1.1. ORIGEM, CONCEPÇÃO E PROPÓSITO DA CONTA VINCULADA. 1.2. RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS: 1.2.1. Características do Contrato de Terceirização; 1.2.1.1. O que são serviços de natureza continuada?; 1.2.1.2. Como se dá a cessão da mão de obra?; 1.2.2. Risco: responsabilidade solidária – Contribuições previdenciárias; 1.2.2.1. A retenção de 11% sobre o valor da nota fiscal e a responsabilidade da Administração; 1.2.3. Risco: responsabilidade subsidiária – Encargos trabalhistas; 1.2.3.1. A Súmula 331 do TST e o entendimento do Supremo Tribunal Federal; 1.2.3.2. Alcance da responsabilidade subsidiária 

PARTE 2 – ENCARGOS SOCIAIS. FUNDAMENTAÇÃO. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS               

2.1. ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS E FGTS (Submódulo 2.2 do modelo de planilha da IN 05/2017): 2.1.1. Contribuição previdenciária (INSS); 2.1.1.1. O impacto da desoneração da folha de pagamento no cálculo da contribuição; 2.1.2. Salário educação; 2.1.3. Contribuição adicional para o financiamento da aposentadoria especial – RAT ajustado (RAT x FAP); 2.1.4. SESI ou SESC; 2.1.5. SENAI ou SENAC; 2.1.6. SEBRAE; 2.1.7. INCRA; 2.1.8. FGTS; 2.1.9. Obtenção das alíquotas mediante consulta à IN RFB 971/2009. 2.2. ENCARGOS SOCIAIS. DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA: 2.2.1. Folha de Pagamento; 2.2.2. Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) e Guias de Recolhimento (GPS e GRF); 2.3. COMO ANALISAR OS DOCUMENTOS? 2.3.1. Roteiro de verificação da folha de pagamento, da GFIP, da GPS e da GRF; 2.3.2. Checklist    

PARTE 3 – ENCARGOS TRABALHISTAS. NORMAS DE REGÊNCIA. CÁLCULO. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS    

3.1. REMUNERAÇÃO (Módulo 1 do modelo de planilha da IN 05/2017); 3.2. 13º SALÁRIO, FÉRIAS E ADICIONAL DE FÉRIAS (Submódulo 2.1 do modelo de planilha da IN 05/2017); 3.3. PROVISÃO PARA RESCISÃO – Multa do FGTS e Contribuição Social em Caso de Rescisão do Contrato Sem Justo Motivo (Módulo 3 do modelo de planilha da IN 05/2017); 3.4. ENCARGOS TRABALHISTAS. DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA;

PARTE 4 – GERENCIAMENTO DA CONTA VINCULADA – CONFORME DISCIPLINA DA IN 05/2017

4.1. Procedimentos de gerenciamento da conta vinculada; 4.1.1. Atos Preparatórios – Termo de Cooperação com Banco Oficial/Particular; 4.1.2. Designação das Unidades Administrativas Responsáveis Pelo Gerenciamento da Conta Vinculada     4.1.3. Disposições Obrigatórias – no Edital e no Contrato; 4.1.4. Abertura da Conta; 4.1.5. Retenção Mensal dos Valores a Serem Depositados na Conta Vinculada; 4.1.6. Análise de Pedido de Levantamento de Importâncias da Conta Vinculada; 4.1.7. Quando é Necessária a Assistência de Sindicato dos Trabalhadores?; 4.1.8. Liberação do Saldo Remanescente da Conta Vinculada; 4.1.9. Bloqueio Judicial dos Valores Depositados na Conta Vinculada; 4.1.10. Regras de Transição. Adaptação dos Contratos em Vigor. 

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Erivan Pereira de Franca (16h)

Advogado. Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais. É instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, do TCU e do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal. 

Arthur Ribeiro Bastos Neto (4h)

 

Advogado. Servidor Público Federal do Banco Central do Brasil desde 1995 no cargo de Analista. Atuação por mais de 20 anos na área de gestão do patrimônio, com desempenho das atividades de elaboração de editais, presidente de Comissão de Licitação, Pregoeiro, gestão e fiscalização de contratos, execução orçamentária. Facilitador interno da Unibacen, Enap e Esaf.

INSCRIÇÕES

Inscreva-se através do Formulário do Sistema de Inscrições Eletrônicas da Esaf:

Link: https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br

Contatos (Dúvidas e sugestões)

cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

(71) 3254-5501- Luciano Costa 

(71) 3254-5111 - Lívia Malheiros 

ESAF/BA - Edifício-Sede do Ministério da Fazenda. Avenida Jequitaia s/n - Comércio - Salvador/BA

Curso de Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe

De 12/07/2017 a 14/07/2017
Local: ESAF/BA - Edifício-Sede do Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - 4º andar - Comércio - Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar os servidores fazendários para a reflexão do desenvolvimento interpessoal, comportamentos e práticas nos grupos de trabalho das organizações e para a construção de estratégias necessárias para lidar com pessoas e mediar conflitos. 

Objetivos Específicos

Ao final do processo de aprendizagem, o participante deverá estar apto a:

  • Conhecer sobre dinâmica e comportamento das pessoas nos grupos, técnicas e requisitos do trabalho em equipe, relações humanas no trabalho, Teoria e prática da comunicação, técnica de feedback, função do estresse e técnicas de prevenção do deustresse;
  • Interagir com todas as pessoas da equipe, primando por um trabalho integrado;
  • Dialogar e negociar com a equipe, permanentemente;
  • Dialogar, esforçando-se pelo bom entendimento;
  • Enfrentar situações conflitantes com segurança e buscando o entendimento;
  •  Obter e manter o autocontrole     
  • Respeitar as diferenças.
  • Realizar autocrítica, expressando disposição de rever os pontos de vista pessoais.
  • Ouvir atentamente, sem juízo de valor.
  •  Ter iniciativa de buscar informações e esclarecimentos.

Servidores públicos Ministério da Fazenda e dos demais órgãos da Administração Pública Federal.

Não há
25
aberto
De 05/07/2017 a 09/07/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
24h
Data Início Fim
12/07/2017 08:30 17:30
13/07/2017 08:30 17:30
14/07/2017 08:30 17:30
  • Autoconhecimento
  • Atitudes que constroem as Relações Interpessoais Positivas
  • Atitudes que subvertem as Relações Interpessoais
  • Vendo-me com os olhos dos outros x Como dizer o que vejo no outro - atitudes facilitadoras
  • Comunicando-se com Eficácia e Eficiência
  • Vivendo o “eustresse” e prevenindo o “deustresse”
  • Sinergia – trabalhando em equipe

ROSANA BAGDEVE DE OLIVEIRA

Administradora. Especialista em Docência do Ensino Superior. Practitioner e Master em Linguagem Neural. Coach de Vida e de Negócios. Professora da Disciplina Gestão de Pessoas no MBA Executivo em Gestão de Projetos do CIMATEC. Instrutora da Esaf. Facilitadora de Aprendizagem na Receita Federal do Brasil na área de Desenvolvimento Gerencial. Consultora Organizacional.

Inscrições

Para inscrever-se, acesse o link abaixo, realize o seu login e selecione o evento:

Link: https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br/


Contatos (Dúvidas e sugestões)

cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

(71) 3254-5501- Luciano Costa / (71) 3254-5111 - Lívia Malheiros


Visão da Esaf

Ser referência na geração e disseminação do conhecimento em gestão das finanças públicas e no desenvolvimento de pessoas

ESAF/BA - Edifício-Sede do Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - 4º andar - Comércio - Salvador/BA

Gestão e Execução Orçamentária e Financeira - Salvador/BA

De 23/08/2017 a 25/08/2017
Local: Edifício-Sede do Ministério da Fazenda na Bahia - Av. Jequitaia, s/n, Comércio - Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Compreender o orçamento público, seus princípios, sistema de planejamento e procedimentos orçamentários e financeiros.

Servidores da Receita Federal do Brasil, Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda, Procuradoria da Fazenda Nacional, Banco Central do Brasil, Escola de Administração Fazendária e dos demais órgãos da Administração Pública Federal que atuam nas áreas de orçamento e finanças, logística pública, administração e afins. 

Não há
25
aberto
De 17/07/2017 a 31/07/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
24h
Data Início Fim
23/08/2017 08:00 17:00
24/08/2017 08:00 17:00
25/08/2017 08:00 17:00

Orçamento Público

Conceito, funções e objetivos da política orçamentária

Princípios orçamentários: anualidade, unidade, universalidade, exclusividade, especificidade, publicidade, equilíbrio e não vinculação de receitas

Agentes que operam nos sistemas de planejamento, orçamento, administração financeira, contabilidade federal e controle interno

Elaboração e aprovação da proposta orçamentária

Aspectos orçamentários contemplados pela lei nº 4.320/64

Aspectos do decreto-lei n.º 200/67

Aspectos da Constituição Federal de 1988

Aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000)

Aspectos do PPA, LDO e LOA

Receita Pública: conceito, classificação da receita, receita extra-orçamentária, receita vinculada, estágios da receita, dívida ativa

Despesa Pública: conceito, classificações da despesa: classificação institucional, funcional e estrutura programática, classificação quanto à natureza da despesa (categoria econômica, grupo de despesa, modalidade de aplicação e elemento de despesa)

Movimento de créditos orçamentários

Registro dos créditos e dotações

Descentralização de créditos

Programação financeira

Estágios da Despesa

Restos a pagar e despesas de exercícios anteriores

Suprimento de Fundos

Mecanismos retificadores do orçamento e particularidades de orçamento e finanças

Para realizar sua inscrição, acesse este link: https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br/
O material didático, quando disponibilizado pelo instrutor, será enviado por email para consulta e/ou impressão

FRANCISCO JOSE PEREIRA DA SILVA

Mestre em Administração/Orçamento Público pela Universidade de Brasília – UnB. Especialista (MBA) em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – DF. É Analista de Planejamento e Orçamento – APO da Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP. Atualmente exerce a função de Superintendente de Administração e Finanças na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Atuou na Secretaria Federal de Controle Interno – SFC/CGU na área de Auditoria de Contas Anuais e de Tomadas de Contas Especiais. Além da ESAF, atua como professor da Escola Nacional de Administração Pública e da Fundação Getúlio Vargas - FGV, nas disciplinas: Gestão de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de parceria; Gestão e Execução Orçamentária e Financeira. 

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema de Formulário de Inscrição Eletrônica - SISFIE, através do seguinte link:

https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br/

Dúvidas e Sugestões

Eventos abertos e institucionais

ESAF/BA

Ü Luciano Costa / Lívia Malheiros

) (71) 3254-5501 / (71) 3254-5111

8 cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

8 livia.malheiros@fazenda.gov.br

Edifício-Sede do Ministério da Fazenda na Bahia - Av. Jequitaia, s/n, Comércio - Salvador/BA

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Palestra sobre Concessão de Aposentadoria e Pensão

De 30/08/2017 a 30/08/2017
Local: Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / 4º andar – Comércio – Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Compartilhar conhecimentos que possibilitem a aplicação correta das normas inerentes aos procedimentos concessórios e de cálculos de proventos de aposentadoria e pensões no Serviço Público, bem como debater, discutir, analisar e orientar quanto às normas e procedimentos que permitam aos servidores uma melhor otimização dos trabalhos com reflexos imediatos na produtividade da área responsável pela instrução dos atos de concessão.

Servidores da Receita Federal do Brasil, Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda, Procuradoria da Fazenda Nacional, Banco Central do Brasil, Escola de Administração Fazendária e demais instituições da Administração Pública Federal que atuam em áreas afins ao tema.

Ser servidor / empregado da Administração Pública Federal
60
aberto
De 24/08/2017 a 28/08/2017
Não há cobrança de taxa de inscrição. Este evento é patrocinado pela Esaf
3h
Data Início Fim
30/08/2017 14:00 17:00

I – HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NAS REGRAS DE APOSENTADORIA

II - A NOVA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO. CONHEÇA O QUE MUDA NA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO A PARTIR DA VIGÊNCIA DA LEI 12.618/2012
III - APOSENTADORIA COM BASE NO ART. 6º DA EMC 41/2003 VIGENTE A PARTIR DE 31/12/2003

IV - APOSENTADORIA COM BASE NO ART. 3º DA EMC 47/2005 VIGENTE A PARTIR DE 31/12/2003

 V - APOSENTADORIA COM BASE NO ART. 6-A DA EMC 41/2003, INCLUÍDO PELA EMC 70/2012, VIGÊNCIA DO DIREITO A PARTIR DE 01/01/2004 E VIGÊNCIA FINANCEIRA A PARTIR DE 29/03/2012

VI - APOSENTADORIA COM BASE NO ART. 2º DA EMC 41/2003 VIGENTE A PARTIR DE 20/02/2014

VII- APOSENTADORIA COM BASE NO ART. 40 DA CF/88 COM A REDAÇÃO DADA PELA EMC 41/2003, VIGENTE A PARTIR DE 20/02/2004

VIII - PERSPECTIVAS COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - O QUE MUDA? PEC 287/2016

https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br
O material didático, quando disponibilizado pelo instrutor, será enviado em formato digital.

VÂNIA PRISCA DIAS SANTIAGO

Bacharel em Administração de Empresas e Administração Pública – Universidade de Brasília - UnB (1978/198)            Pós-graduada em Recursos Humanos pela UnB

2004 Foi Coordenadora-Geral de Elaboração, Sistematização, Consolidação e Aplicação de Normas, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Integrou o Grupo de Trabalho da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério do Planejamento relativo à consolidação, atualização e revisão da legislação federal afeta a área de recursos humanos.

Conteudista do curso à distância de Legislação de Pessoal na Administração Pública ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Conteudista e coordenadora do curso de Legislação de pessoal (Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990) desenvolvido pela Universidade de Brasília - CEAD e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Integrou o GRUPO DE TRABALHO DO REGIME PRÓPRIO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL instituído pela Portaria nº 924 de 14/06/2006 do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 Instrutora em capacitações promovidas pela Enap, Esaf, One Cursos, Lex Magister, Esad etc. 

COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO: 

Inscreva-se por meio do seguinte link: https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br


Contatos (Dúvidas e sugestões) – envie email para cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

 (71) 3254-5111 / (71) 3254-5501 - Lívia Malheiros / Luciano Costa

Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / 4º andar – Comércio – Salvador/BA

Palestras sobre a Reforma da Previdência

Inscrições 28/08 a 03/09 - Realização 05/09
Palestras sobre a Reforma da Previdência
De 05/09/2017 a 05/09/2017
Local: ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Av. Jequitaia, s/n, Bairro Comércio - Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Debater a Reforma da Previdência por meio de informações técnicas sobre a PEC 287 no que tange ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS e ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. 

Palestra 1 (manhã)

08h às 12h - Regime Geral da Previdência Social - RGPS
Público-Alvo: empregadores, empregados assalariados, domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais

Palestra 2   (tarde)
14h às 16h - Regime Próprio de Previdência Social - RPPS 
Público-alvo: servidores públicos
Não há
150
aberto
De 28/08/2017 a 03/09/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
8h
Data Início Fim
05/09/2017 08:00 17:45

Análise detalhada do conteúdo da PEC 287.

Discussão aprofundada do déficit da previdência.

Analise da evolução das mutações da previdência.

 Definição dos riscos sociais

Ivan Kertzman

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil; Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Direito Previdenciário; Pós-Graduado em Finanças Empresariais pela USP, Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Professor Coordenador das Especializações em Direito Previdenciário da Faculdade Baiana de Direito-BA; Autor de diversos livros na área previdenciária.

Realize sua inscrição de forma gratuita através do envio do seu NOME COMPLETO e CPF para o seguinte email:

inscricoes.esaf.ba@fazenda.gov.br


CONTATOS:

Equipe de Capacitação do Centresaf/BA

Escola de Administração Fazendária - ESAF

Ministério da Fazenda

(71) 3254-5111/5113

ESAF/BA - Edifício do Ministério da Fazenda, Av. Jequitaia, s/n, Bairro Comércio - Salvador/BA

Palestra - Coaching para Líderes

Palestra - Coaching para Líderes
De 23/11/2017 a 23/11/2017
Local: Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / Auditório – Comércio – Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Capacitar os participantes para atuarem como coach de suas equipes de trabalho com foco no comprometimento, desempenho e resultados. 

Gestores e Servidores Públicos, professores e estudantes universitários e demais cidadãos interessados no tema.

Não há
150
aberto
De 13/11/2017 a 21/11/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
4h
Data Início Fim
23/11/2017 08:00 12:00

Comunicação eficaz

Conhecendo estilos Comportamentais

Desenvolvendo relacionamentos interpessoais


Clodoaldo Missagli

 Doutor em Business Administration in Neuromarketing pela Florida Christian University, Flórida (EUA), Mestre em Coaching e Counseling pela Florida Christian University- Flórida (EUA), Especialista em Neuropsicologia e Demências pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes- Espanha, Psicanalista e empresário. 

*Evento com certificação

Participe!!! Inscreva-se gratuitamente. Envie um e-mail com nome e CPF, fazendo referência ao evento que deseja participar, para: 


Atenciosamente,


Equipe de Capacitação do Centresaf/BA
Escola de Administração Fazendária - ESAF
Ministério da Fazenda
(71) 3254-5113/5111
Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / Auditório – Comércio – Salvador/BA

Curso de Formação de Pregoeiros - Salvador/BA

Inscrições 03/09 a 20/10 - Realização 25/10 a 27/10
De 25/10/2017 a 27/10/2017
Local: Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / 4º andar – Comércio – Salvador/BA - presencial
SALVADOR - BA

Proporcionar aos participantes as condições necessárias e indispensáveis para desempenhar as funções de pregoeiro, na Administração Pública, por meio da compreensão e discussão dos aspectos fundamentais da Lei nº 10.520, de 17/07/2002 e das legislações pertinentes, bem como  destacar os conhecimentos técnicos e aspectos comportamentais éticos necessários à atuação do pregoeiro.

Servidores públicos federais que atuam em áreas correlatas à logística pública de contratações. 

Conhecimentos gerais sobre licitação pública; Conhecimento básico de informática e Senha do ambiente de treinamento do sistema Comprasnet.
40
aberto
De 03/10/2017 a 20/10/2017
Evento patrocinado pela Esaf. Não há cobrança de taxa de inscrição.
24h
Data Início Fim
25/10/2017 08:00 17:00
26/10/2017 08:00 17:00
27/10/2017 08:00 17:00

MÓDULO I – Licitações Públicas “Tradicionais” e o Pregão

 1.         Conceito de Licitação;

            2.         Fundamentação Legal (CRFB/88, Lei 8666/93, Lei 10520/02, Decretos e INs MPOG);

            3.         Princípios e Finalidade da Licitação Pública;

            4.         Tipos e Modalidades de Licitação;

            5.         Sistema de Registro de Preços (Fundamentos e Aplicação);

            6.         Edital e Anexos (Exigências e Características). Orçamento. Ordenador de despesa.

 

MÓDULO II – Pregão (Teoria)

 

 1.         Definição;

            2.         Bens e Serviços Comuns;

            3.         Características e Vantagens do Pregão;

            4.         Princípios do Pregão;

            5.         Equipe do Pregão. Portaria;

            6.         Fornecedor;

            7.        Procedimento e Fases.

 

MÓDULO III – Pregão Eletrônico Operacional

 

 1.         Utilização do Sistema comprasnet;

            2.         Inclusão do aviso de licitação;

            3.         Menu do Pregão Eletrônico;

            4.         Vincular equipe do Pregão;

            5.         Incluir Impugnações/Esclarecimentos/Avisos;

            6.         Sessão Pública do Pregão (Decretos diferenciadores, ME e EPP – LC 123/06);

            7.         Fase de Lances;

            8.         Fase de Aceitação das Propostas;

            9.         Habilitação;

           10.        Ata do Pregão;

           11.        Análise e Decisão do Recurso;

           12.        Adjudicação do Pregão;

           13.        Voltar Fase / Ata Complementar;

           14.        Homologação do Pregão.

Para realizar sua inscrição, acesse este link: https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br/
O material didático, quando disponibilizado pelo instrutor, será enviado por email ou compartilhado por meio de drives virtuais.

Arthur Ribeiro Bastos Neto

Advogado. Servidor Público Federal do Banco Central do Brasil desde 1995 no cargo de Analista, atuando por mais de 20 anos na área de logística, como Pregoeiro, Coordenador da área de contratos, Patrimônio e Execução Orçamentária. É instrutor da Unibacen, Enap e Esaf.

Para realizar sua inscrição, acesse:

https://sisfie.esaf.fazenda.gov.br

 

(Dúvidas e sugestões) – envie email para cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br ou telefone para:

 (71) 3254-5111 / (71) 3254-5501 - Lívia Malheiros / Luciano Costa


OBS.: O EVENTO PODE SER CANCELADO CASO HAJA NÚMERO INSUFICIENTE DE PARTICIPANTES PARA FORMAR A TURMA E EM CASO DE INDISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA DA ESAF. NESTES CASOS, O SERVIDOR SERÁ PREVIAMENTE COMUNICADO.

Av. Jequitaia, s/n, Ed. Ministério da Fazenda / 4º andar – Comércio – Salvador/BA

Programação - Semana de Capacitação do IFBA - 2018

Programação - Semana de Capacitação do IFBA - 2018
Programação  - Semana de Capacitação do IFBA - 2018
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Aguarde o lançamento de novos eventos em 2019

De 18/02/2019 a 06/12/2019
SALVADOR - BA

Novos eventos (seminários, palestras e cursos) em diversas áreas temáticas, como orçamento e finanças, auditoria e controle, logística pública de contratações, gestão e desenvolvimento de pessoas, educação fiscal, financeira, previdenciária e trabalhista, etc.

Gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais de demais cidadãos

aberto
De 4h a 40h

A definir

Coordenação de Cursos Abertos

(71) 3254-5111 / 3254-5501
Whatsapp: (71) 99721-5474