Você está aqui: Página Inicial > Dia Estadual da Educação Fiscal no Pará tem lançamento de Game

Notícias

Dia Estadual da Educação Fiscal no Pará tem lançamento de Game

Aluno da rede pública do Pará acessando o game pelo tablet

Aluno da rede pública do Pará acessando o game pelo tablet

O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Estado do Pará celebrou o Dia Estadual da Educação Fiscal – instituído por lei estadual em 21/9/2011 – com ações que fortalecem o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, como a assinatura do  2º Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação.

O Acordo é firmado entre o Centro Regional da Esaf no Pará-Centresaf/PA, Receita Federal do Brasil -  RFB , Secretaria de Estado de Fazenda- Sefa e a Secretaria Estadual de Educação – Seduc.

Na solenidade comemorativa, o Superintendente da Receita Federal do Brasil, Moacyr Mondardo, disse que a Educação Fiscal dá as ferramentas para que o cidadão conheça melhor a administração pública e o uso dos recursos e possa ter uma atitude ativa no controle social dos gastos.

As ações desenvolvidas pelo Grupo de Educação Fiscal do Pará – GEFI/PA foram apresentadas pela diretora do Centresaf/PA, Altair Sampaio.

O Game da Cidadania foi lançado na cerimônia. Trata-se de um jogo voltado para adolescentes e adultos, gratuito para smartphones, e que mostra de forma lúdica a importância social dos tributos. “O cidadão aprende, de forma agradável, como funciona a administração pública”, destaca o secretário de Fazenda, Nilo Noronha, que considera o uso de games uma tendência que facilita aprendizado.

Segundo a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamin, a Seduc disponibilizará o game aos alunos em seus laboratórios de informática. Para ela, a parceria com a Seduc dá força ao Programa Estadual de Educação Fiscal, e permite acesso da comunidade escolar à ferramentas de informática e agora, aos games”.

O contexto do Game da Cidadania
O auditor de Receitas Estaduais, Dauglish Alves, coordenador do Programa Nota Fiscal Cidadã, explicou que o objetivo é construir uma cidade usando investimentos privados e públicos. Cada jogador é o cidadão e o governante ao mesmo tempo, e deve equilibrar receitas para que a cidade cresça e tenha suas necessidades atendidas.

Três estudantes e escolas públicas participaram de um torneiro promovido no evento.

Baixe o Game da Cidadania (link externo).

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pa.prodepa.nfc_o_jogo.

 

 

 

registrado em: