Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Prêmios > Prêmios Realizados > Prêmio Ipea - CAIXA

Prêmio Ipea - CAIXA

 

Ipea-CAIXA

 

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e a CAIXA (Caixa Econômica Federal) promovem todo ano um concurso de monografias sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico e social com o objetivo de estimular a pesquisa entre estudantes e profissionais.

Os desafios do crescimento econômico e das políticas sociais no Brasil foram alguns dos temas que mais chamaram a atenção dos vencedores do concurso Prêmio IPEA-CAIXA 2004. As monografias premiadas abordaram desde trabalhos sobre decisões judiciais em relação a temas polêmicos como a Aids até questões como estratificação educacional e barreiras da raça na educação brasileira.

Em 2005, o Prêmio contemplou três temas: Mercado de Trabalho; Emprego e Informalidade, e  Sistemas de Financiamento e a Oferta de Crédito. O destaque deste ano foi o grande número de instituições representadas (102), a participação de professores (29) e de trabalhos acadêmicos, em especial monografias de final de curso de graduação, teses de mestrado e doutorado.

Já em 2006, os temas foram: Eficiência e Efetividade do Estado no Brasil, Distribuição de Renda e Inclusão Econômica e Social, Sistema Financeiro e Desenvolvimento Econômico.

E, em 2007 o Prêmio teve a finalidade de estimular a pesquisa nas áreas de desenvolvimento econômico, social e financeiro, e de divulgar trabalhos de reconhecida qualidade nessas áreas.