Você está aqui: Página Inicial > Arquivos antigos > Fórum Fiscal dos Estados

Fórum Fiscal dos Estados

 

 

Fórum Fiscal dos Estados

Local de realização:
 Esaf/Sede/Brasília - DF

Apresentação

 Abertura do Programa de Estudos do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros

No último dia 9 de março, com um Seminário realizado em Brasília, foi aberto o Programa de Estudos do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros com a Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

O evento contou com a presença de servidores das carreiras fiscais dos Estados e de autoridades federais e estaduais, dentre elas, o Coordenador dos secretários de Fazenda e secretário da Fazenda da Bahia, Carlos Martins Marques de Santana, o secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo e o Diretor Geral da Esaf, Mauro Sérgio Bogéa Soares. 

O programa de estudos já existe desde 2005, porém passa, agora, a ser oferecido pela Esaf. Cerca de 50 servidores das carreiras fiscais dos Estados foram indicados para participar dos núcleos de estudos sobre Gestão Fiscal, Responsabilidade Fiscal, Análise do Desempenho de Receitas Estaduais e Sistemas de Previdência, cujas atividades prosseguiram nos dias 10 e 11.

Participaram também do evento os palestrantes Raul Velloso e José Cechin, apresentando os temas “Situação Fiscal Pós-Crise” e “Previdência do Setor Público – Situação Atual e Desafios”, respectivamente.
 

Objetivos:

Promover, realizar e divulgar estudos sobre temas ligados às finanças públicas e que sejam relevantes para o fortalecimento das relações federativas no Brasil.

Público Alvo:

Técnicos indicados pelas secretarias de fazenda, finanças e tributação dos Estados. Eventualmente poderão participar técnicos de finanças das três esferas de governo, interessados nos debates sobre federalismo fiscal.

Período de realização: 
Março/Dezembro/2010  

Local de realização:
 Esaf/Sede/Brasiia-DF

Mais Informações

DIRED 3412-6149