Você está aqui: Página Inicial > Arquivos antigos > ESAF 40 anos > ESAF 40 anos, uma história de muitas realizações

ESAF 40 anos, uma história de muitas realizações

Em 2013 a Escola de Administração Fazendária – Esaf celebra 40 anos de existência. No ciclo da vida do ser humano, representaria a “maturidade”; no das organizações, é um feito ímpar, muito mais significativo. Basta que olhemos em volta e indaguemos: quais organizações, no domínio do conhecimento, alcançaram tão significativa idade? E o que têm essas organizações em comum? Intuitivamente, relevamos o conceito de transformação: elas souberam transformar-se e adaptar-se, agiram coerentemente como sujeitos ativos das mudanças profundas que ocorreram no mundo contemporâneo.

Na Esaf, esse processo contínuo de adequação teve vários momentos de nítida inflexão.
A origem da Escola remonta ao ano de 1945, com as primeiras experiências em cursos de aperfeiçoamento do Ministério da Fazenda. Em um processo de desenvolvimento progressivo, foi criado, em 1967, o Centro de Treinamento do Ministério da Fazenda – Cetremfa, que se transformou na Esaf, em 8 de novembro de 1973.
 
Com a inauguração de sua sede própria em Brasília, no dia 28 de julho de 1975, a Esaf passou a contar com o atual complexo educacional de linhas ousadas e funcionais.
 
Em 6 de agosto de 1975 ocorreu a institucionalização da Escola como Órgão Central de Direção de Atividades Específicas do Ministério da Fazenda; em 1976, foi aprovado seu regimento interno e, desde então, tem estado presente na seleção e no desenvolvimento de servidores públicos.
 
A continuidade e o aperfeiçoamento de suas ações nos campos da seleção, formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos ampliaram os segmentos de atuação da Escola.
 
Ao longo de 2013 a Escola realizará um conjunto de atividades comemorativas ao seu 40° aniversário, como forma de reconhecer o inestimável apoio do Ministério da Fazenda, dos alunos que passaram pela instituição, dos mestres, acadêmicos e servidores de muitos órgãos da Administração Pública que atuam nas iniciativas da Escola, do seu dedicado quadro de servidores e da sociedade em geral.